Rede de Projetos Orquestrais promove o VI Encontro de Gestores e o Encontro de Monitores em Feira de Santana

Projeto Neojiba forma alunos em música.

Projeto Neojiba forma alunos em música.

Entre os dias 18 e 20 de julho de 2019, a cidade de Feira de Santana, no interior da Bahia, sedia o VI Encontro de Gestores e o Encontro de Monitores, no Centro de Formação Casa Dom Itamar Viana. Os dois eventos acontecem simultaneamente, promovendo um espaço de ensino-aprendizagem múltiplo e diverso, em sintonia com o lema do Programa NEOJIBA “Aprende quem ensina”.

Voltado para os 40 jovens multiplicadores do Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (Procec), o Encontro de Monitores contará com a presença da equipe do programa NEOJIBA, formada por músicos experientes que atuam também como instrutores durante atividades de prática musical coletiva. Haverá ainda palestra com profissionais da área de Desenvolvimento Institucional, com a colaboração de representantes do Núcleo Antônio Gasparini, de Feira de Santana, da coordenação da Rede de Projetos e do Procec.

A programação do Encontro de Gestores contará com uma consultoria sobre Mobilização de Recursos para Projetos Socioculturais, com oficinas de elaboração de projetos, palestras e debates sobre planejamento, planos de ação e economia solidária. O encerramento das atividades ficará por conta da Orquestra Juvenil de Feira de Santana, que fará apresentação para o público dos encontros e do Centro de Formação Dom Itamar Viana.

Os encontros foram viabilizados a partir de recursos do Ministério da Cidadania, através da Secretaria da Diversidade Cultural por meio do edital “Cultura de Redes”, que contemplou o Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) na categoria Regional, em 2015.

Atualmente, a Rede de Projetos Orquestrais está presente em 36 cidades baianas, de 15 Territórios de Identidade, e atua em parceria com 43 projetos responsáveis pelo atendimento direto a um público estimado em 3.600 pessoas.

Programa NEOJBA

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) têm como objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Criado em 2007 a partir da iniciativa de seu diretor fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro, o Programa NEOJIBA, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), tornou-se uma das políticas públicas prioritárias do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), e beneficia cerca de 6,5 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em todo o estado.

Agenda

O que: VI Encontro de Gestores e Encontro de Monitores

Onde: Centro de Formação Dom Itamar Viana (Avenida Dom Jackson Berenguer Prado s/n, Papagaio, Feira de Santana-BA)

Quando: 18 a 20 de julho de 2019

Atrações: Rede de Projetos Orquestrais

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]