Jornalistas dispostos a revitalizar e fortalecer o SINJORBA e a FENAJ participam de eleição

Jornalista Moacy Neves disputa presidência do SINJORBA, para o triênio 2019-2022.

Jornalista Moacy Neves disputa presidência do SINJORBA, para o triênio 2019-2022.

A chapa ‘Começar de Novo’, cujo candidato à presidente é o jornalista Moacy Neves, informa que a eleição para escolha da nova direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA), referente ao triênio 2019-2022, ocorre através de chapa única e acontece nos dias 17 e 18 de junho de 2019 (quarta e quinta-feira), quando a categoria vai às urnas ratificar a nova gestão. Na oportunidade os profissionais elegem, também, a próxima diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Os profissionais baianos da comunicação, de várias gerações, preocupados com a defesa da democracia e com o fortalecimento das entidades representativas da sociedade, se propõem a dar um novo direcionamento ao Sindicato dos Jornalistas da Bahia (SINJORBA). Nesse sentido, com o sugestivo nome “Começar de Novo”, o grupo apresenta à categoria uma chapa para assumir a nova diretoria da entidade.

A plataforma de gestão elaborada pelo grupo, com mais de 50 propostas a serem implementadas na entidade, está sendo apresentada à categoria em uma série de visitas que os integrantes da chapa têm feito às redações de jornais, rádios, televisões, sites, empresas de comunicação e assessorias de imprensa.

Para o jornalista Moacy Neves, que encabeça a chapa, o trabalho que será desenvolvido pela nova diretoria será focado na valorização profissional e no redimensionamento do papel do Sindicato. “Entendemos que os sindicatos desempenham papel fundamental na defesa dos direitos individuais e coletivos e, nesse sentido, precisam ser revitalizados, especialmente frente à atual conjuntura em que conquistas históricas dos trabalhadores foram suprimidas ou estão sob ataque”, diz.

Mudança por dentro

A revitalização do Sinjorba passa por inovações. A primeira delas acontece dentro do próprio modelo de gestão. A ideia desse coletivo de jornalistas é implantar a transversalidade administrativa, criando grupos temáticos para tratar das demandas do sindicato, suplantando o modelo de centralização nos cargos das diversas diretorias formais.

A nova proposta de gestão vai permitir incorporar ao trabalho do Sindicato, de forma proativa, todos os jornalistas que desejarem participar diretamente da gestão, independente de integrarem formalmente a diretoria.

Outro diferencial proposto pela chapa é a ação itinerante do Sinjorba. A nova diretoria trabalhará no sentido de reforçar a presença da entidade de forma sistemática, através de visitas periódicas aos locais de trabalho.

Também estão no programa de trabalho da nova gestão propostas como a realização de cursos para atualização profissional, a luta pelo piso salarial legal e a criação de uma estrutura facilitadora para inserção ou recolocação do jornalista no mercado de trabalho.

Componentes da chapa ‘Começar de Movo’ apresentam propostas para direção do triênio 2019-2022 do SINJORBA

Componentes da chapa ‘Começar de Movo’ apresentam propostas para direção do triênio 2019-2022 do SINJORBA.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]