Governador Rui Costa acompanha equipes que prestam atendimento aos moradores de Coronel João Sá; Transbordamento da represa do Quati deixou desabrigados

Nesta sexta-feira (12/07/2019), governador Rui Costa visita a cidade de Coronel João Sá, atingida por enchentes causadas pelo rompimento da Barragem do Quati.

Governador Rui Costa visita a cidade de Coronel João Sá, atingida por enchentes causadas pelo rompimento da Barragem do Quati.

O governador Rui Costa visitou nesta sexta-feira (12/07/2019) o município de Coronel João Sá, que foi intensamente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos à população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado.

Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.

“O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas”, declarou o governador durante a visita.

De acordo com o prefeito Carlos Sobral, foi decretado estado de emergência na cidade, que já estava em estado de emergência por conta da estiagem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 500 famílias desalojadas foram encaminhas para escolas e ginásio de esportes.

Nota oficial do governo do Estado

O Governo do Estado realiza, na noite desta sexta-feira (12), uma ação coordenada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros com apoio da Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coronel João Sá, com o objetivo de assegurar a retirada de 80 famílias que habitam em áreas consideradas de risco.

O governador Rui Costa determinou o envio, na manhã deste sábado (13), de uma equipe de técnicos do Estado especialistas em barragem para avaliar o risco de rompimento da Barragem do Povoado Boa Sorte, na cidade vizinha de Pedro Alexandre. Até que o risco seja completamente descartado, estas famílias serão acomodadas em escolas públicas do município.

Confira vídeo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]