Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva; Solenidade ocorreu na Base Aérea de Salvador

Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Solenidade ocorreu na sexta-feira (19/07/2019), na Base Aérea de Salvador.

Força Aérea do Brasil outorga medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva.

O Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, outorgou — em 13 de maio de 2019, 198º da Intendência e 131º da República — a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia Baltazar Miranda Saraiva. A solenidade de entrega da homenagem ocorreu nesta sexta-feira (19/07/2019), na Base Aérea de Salvador e foi conduzida pelo comandante da unidade militar coronel aviador Ivan Lucas Karpischin.

Além do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, foram homenageados o general de divisão Marcos André da Silva, comandante da 6ª Região Militar; coronel da Polícia Militar da Bahia (PM) Carlos Augusto Gomes Souza e Silva, chefe da Casa Militar do Governo da Bahia; coronel PM Francisco Luiz Telles de Macêdo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Daniel Justo Madruga; Antonio Ricardo Guimarães Guedes, diretor-presidente do Abrigo Salvador, residência de idosos; 1º sargento Alexsandro Moreira Lima, militar da FAB.

Reconhecimento

A medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ é uma comenda criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis. A entrega das condecorações aos agraciados é efetuada em referência ao 20 de julho, que é o dia do aniversário de Alberto Santos-Dumont, ‘Pai da Aviação’ e ‘Patrono da Aeronáutica Brasileira’.

Ela foi regulamentada pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002 e é uma homenagem da Força Aérea do Brasil (FAB) que tem por finalidade reconhecer os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica; os militares da Aeronáutica Brasileira que se distingui no exercício da profissão, os militares de Forças Aéreas estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da FAB e os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica.

Em comemoração ao 146º aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (19), a entrega da comenda em todo o território nacional e também no exterior.

Em Brasília (DF), na Ala 1, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Ele concedeu a honraria a 136 agraciados. O Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais autoridades militares e civis, familiares e convidados prestigiaram a cerimônia.

Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Bermudez falou da importância histórica de Santos-Dumont e a relevância dele para a Instituição. “Nesta cerimônia, com entrega de comendas, reverenciamos este brasileiro que deu asas a humanidade ao voar com o mais pesado que o ar, o 14 bis. A este gênio brasileiro, as nossas homenagens, que, ao longo da vida, teve princípios e valores que são fundamentais e que procuramos enaltecê-los na formação de nossos militares, como disciplina, profissionalismo, integridade, comprometimento e patriotismo”, declarou.

Baixe

Diploma da medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ concedida pela FAB ao desembargador Baltazar Miranda Saraiva

Publicação da FAB sobre a edição 2019 da ‘Mérito Santos-Dumont’

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva (terno preto) e o coronel aviador Ivan Lucas Karpischin (farda azul marinho), ao lado dos demais homenageados com a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’, outorgada pela Força Aérea do Brasil, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa. Solenidade ocorreu na sexta-feira (19/07/2019).

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva (terno preto) e o coronel aviador Ivan Lucas Karpischin (farda azul marinho), ao lado dos demais homenageados com a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’, outorgada pela Força Aérea do Brasil, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).