Força Aérea Brasileira produz vídeo em homenagem a Alberto Santos-Dumont; Material relembra história do pioneiro da aeronáutica mundial

Nascido em 1873, Alberto Santos-Dumont dedicou a vida à aviação e foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar em um aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

20 de julho, aniversário de Alberto Santos-Dumont, patrono da Aeronáutica Brasileira.

‘Pai da Aviação’ e ‘Patrono da Aeronáutica Brasileira’, Alberto Santos-Dumont dedicou a vida à aviação. Ele nasceu em 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, no Distrito de Palmira, em Barbacena (MG).

Ele foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão a motor.

Em 23 de outubro de 1906, o 14-BIS (Oiseau de Proie II – Pássaro de Rapina II), equipamento projetado e construído pelo brasileiro, voou ao decolar do campo de Bagatelle, em Paris, mantendo-se no ar por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e aterrissar após 7 segundos. Era o primeiro voo homologado do aparelho mais pesado que o ar, com propulsão a motor. O evento foi assistido por uma multidão de testemunhas eufóricas.

Em 12 de novembro de 1906, Santos-Dumont conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França, ao realizar voo de 220 metros, por 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância percorrida, com o 14-BIS (Oiseau de Proie III – Pássaro de Rapina III), em Paris, capital da França.

Em 4 de novembro de 1984, Santos Dumont foi reconhecido como patrono da Aeronáutica Brasileira, por suas contribuições à locomoção aérea mundial onde se destaca p fato de haver sido o primeiro aviador mundial a voar com uma máquina mais pesada que o ar, o avião 14-Bis.

Alberto Santos-Dumont (Palmira, atual Santos Dumont, 20 de julho de 1873 — Guarujá, 23 de julho de 1932) foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro.

Alberto Santos-Dumont (Palmira, atual Santos Dumont, 20 de julho de 1873 — Guarujá, 23 de julho de 1932) é reconhecido pela Força Aérea Brasileira (FAB) como ‘Pai da Aviação’ e ‘Patrono da Aeronáutica Brasileira’

Voo inaugural do 14-BIS (Oiseau de Proie II – Pássaro de Rapina II) realizado por Alberto Santos-Dumont. Em 12 de novembro de 1906 conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao realizar voo de 220 metros em Paris, capital da França.

Voo inaugural do 14-BIS (Oiseau de Proie II – Pássaro de Rapina II) realizado por Alberto Santos-Dumont. Em 12 de novembro de 1906, ele conquistou o Prêmio Archdeacon e o Prêmio do Aeroclube da França ao realizar voo de 220 metros em Paris, capital da França.

Confira vídeo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]