Feira de Santana: Trabalho científico da pós-graduação em Saúde Coletiva recebe prêmio nacional

Equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão UEFS recebeu prêmio de melhor trabalho científico do 2° Congresso Brasileiro Mame Bem.

Equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão UEFS recebeu prêmio de melhor trabalho científico do 2° Congresso Brasileiro Mame Bem.

Um livreto educativo destinado às mães de recém-nascidos prematuros internados em unidades neonatais, com indicação para utilização de colostroterapia, foi o ponto de partida para o relato de experiência “Colostroterapia em verso e poema: uma estratégia didática- instrucional”, desenvolvido por uma equipe do Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupes) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que conquistou o prêmio de melhor trabalho científico do 2° Congresso Brasileiro Mame Bem, realizado em Belo Horizonte (MG), no mês de junho.

A equipe responsável pela premiação “Eu mudo o mundo pela amamentação”, foi formada pelos pós-graduandos Michelle de Santana Xavier Ramos, Camilla da Cruz Martins, Mara Viana Cardoso Amaral, Jessica Santos Passos Costa e Ellayne Souza Cerqueira, a pesquisadora colaboradora professora doutora Tatiana de Oliveira Vieira, e as professoras orientadoras doutoras Graciete de Oliveira Vieira e Simone Seixas da Cruz, junto com trabalhadores da assistência ao prematuro, Luzimara da Silva Medeiros e Danyella Santana Souza.

Dentre as intervenções emergentes para cuidado de recém-nascidos prematuros, destaca-se a colostroterapia, que é uma imunoterapia através da administração orofaríngea de gotas de colostro, com resultados positivos na proteção do recém-nascido, além de melhorar a tolerância da dieta e favorecer o ganho de peso.

Assim, o aconselhamento escrito contribui como estratégia de enfrentamento, tornando as mães mais tranquilas, confiantes, seguras e protagonistas do cuidado dos seus filhos, além de colaborar com o trabalho da equipe do hospital, desde o banco de leite até a UTI, e favorecer o sucesso da terapia.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]