Feira de Santana: Homenagens e emoção marcaram noite de comemoração pelo aniversário da Fundação Egberto Costa

A atriz Elizete Destéfani, viúva do produtor cultural Henrique Motté recebe homenagem póstuma do prefeito Colbert Martins Filho.

A atriz Elizete Destéfani, viúva do produtor cultural Henrique Motté recebe homenagem póstuma do prefeito Colbert Martins Filho.

Interpretando canções de João Gilberto, ícone da Bossa Nova, a cantora Rachel Reis abriu a noite de comemoração nesta quarta-feira (17/07/2019), pelo 14º aniversário da Fundação Cultural Egberto Costa, órgão de administração descentralizada da Prefeitura de Feira de Santana.

O evento foi realizado no Museu de Arte Contemporânea – MAC. Na oportunidade os cantores dos Festivais Gospel e Vozes da Terra receberem os CDs gravados das últimas edições, e 15 personalidades foram homenageadas. Dentre elas o prefeito Colbert Martins Filho, que ressaltou a contribuição da Funtitec ao longo dos anos para o fomento à cultura e a arte na cidade.

“Hoje a Funtitec conta com 11 equipamentos, além de vários projetos importantes para a população, no âmbito cultural, como o Programa Arte de Viver, o Teatro Vai aos Bairros, os festivais de músicas, dentre outros”.

E um dos momentos mais marcantes da noite foi a homenagem póstuma a Henrique Motté, que foi fundador da Cia. Cuca de Teatro, falecido este ano. A placa foi recebida pela esposa e atriz, Elizete Destéfani.

“Henrique deixou aqui em nossa cidade inúmeros projetos culturais, especialmente no teatro. À ele deixamos nossas homenagens e a gratidão da Fundação, pelo tanto que fez em favor da cultura em Feira de Santana”, disse Antonio Carlos Coelho, presidente da Funtitec.

Antônio Carlos Coelho observou que a noite de homenagens teve o objetivo lembrar e agradecer toda contribuição que as pessoas escolhidas deram à cultura. “Fico muito feliz por termos reunido muita gente hoje a noite para homenagear essas pessoas que relevantes serviços ainda prestam e outros que prestaram ao longo desses anos à cultura feirense”.

Um dos homenageados, o artista Val Conceição destacou a dificuldade da trajetória enfrentada por quem vive da arte. “Nunca foi fácil, não está sendo fácil, e não vai ser fácil porque enquanto a gente vive precisamos manter o que construímos e criar novas etapas, novos eventos, convidar pessoas novas para nossos projetos, para que quando a gente parar, ou por força da natureza ou por vontade própria, essas pessoas possam dar continuidade. O mais importante não é você fazer e sim continuar fazendo”, relatou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, destacou a importância da dedicação dos artistas feirenses, ao receber a placa de homenagem. “Como jornalista eu acho que contribuo bastante para difusão, para eternização da cultura de Feira, mas ainda é pouco. Quem faz muito mesmo são os artistas, são as pessoas que se envolvem de corpo e alma nesse segmento. Foi uma cerimônia simples como deve ser o artista, como deve ser a arte e ao mesmo tempo marcante e emocionante como devem ser também as manifestações culturais e artísticas”, destacou.

Ele também ressaltou o potencial artístico e cultural de Feira de Santana. “Uma terra que quando cheguei se falava que era uma cidade comercial, árida e que não dava valor a cultura. Hoje a gente está vendo que é muito ao contrário. É uma cidade que se destaca no nordeste por todo o movimento e ebulição cultural e artística que tem”, ressaltou Edson.

Há 14 anos a Fundação Egberto Costa proporciona a população feirense o acesso a arte e a cultura, através de vários projetos e equipamentos. A programação de aniversário terá continuidade nas Estações Cultura – Cidadania (antigas Praças CEU) durante todo este mês.

Confira abaixo a lista de personalidades homenageadas

15 Homenageados por relevantes serviços prestados à cultura feirense.

1º – Prefeito Colbert Martins Filho

2º – José Henrique Rodrigues (Homenagem póstuma)

3º – José Carlos Machado Pereira (Zé Coió)

4º – Ronaldo Santos Ferreira

5º – José Pereira Dos Santos (Zé das Congas)

6º – Carmen Lúcia De Oliveira Pires

7º – Jailson De Jesus

8º – Maristela Lima Montes

9º – Pedro Adriano Lima

10º – Valmilton Conceição Pereira Dos Santos – Val Conceição

11º – Djalma Ferreira

12º – Edson Felloni Borges

13º – Arcebispo Dom Itamar Vian

14º – Thaíse Oliveira Peixoto Craddock

15º – Ester Bahia

Secretário Edson Borges homenageou o prefeito Colbert Martins Filho em decorrência da contribuição para o fomento à cultura e a arte na cidade.

Secretário Edson Borges homenageou o prefeito Colbert Martins Filho em decorrência da contribuição para o fomento à cultura e a arte na cidade.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]