Deputado Nelson Leal espera que pacote de incentivos aprimore serviços do setor aéreo da Bahia, com maior oferta de voos e tarifas mais acessíveis

Crítico dos preços das passagens aéreas, Nelson Leal, presidente da ALBA parabenizou o Governo da Bahia em reduzir alíquota do ICMS no combustível das aeronaves.

Crítico dos preços das passagens aéreas, Nelson Leal, presidente da ALBA parabenizou o Governo da Bahia em reduzir alíquota do ICMS no combustível das aeronaves.

O pacote de incentivos à expansão do transporte aéreo de passageiros na Bahia, apresentado pelo governador Rui Costa, no Salão de Atos da Governadoria, na tarde desta sexta-feira (05/07/2019), foi considerado pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o gatilho para uma nova arrumação do setor no Estado.

Nelson Leal (PP), que há seis meses tem criticado duramente os preços proibitivos das passagens aéreas e a qualidade dos serviços oferecidos no Aeroporto Internacional de Salvador, classificou a iniciativa de “uma vitória do povo baiano”.

Ele comentou que as medidas vão permitir a oferta de mais voos, novas opções, melhores serviços e que espera que o pacote de incentivos leve as companhias à prática de preço nas passagens mais acessíveis à população.

“Esse é um momento muito importante para o Estado e para o transporte aéreo de passageiros. O programa significa, entre outras coisas, a redução na alíquota do ICMS para o combustível de aviação. Nós sempre tivemos uma preocupação muito grande com os preços abusivos praticados pelas companhias. Estamos aqui dando o start para uma nova arrumação do segmento. Para se ter uma ideia, está mais caro viajar para dentro do Brasil, hoje, do que para o exterior. O governo da Bahia está de parabéns”, celebrou, o chefe do Legislativo estadual.

Nelson Leal destacou ainda a relevância das empresas aéreas para o crescimento da economia regional. “É fundamental o papel das companhias aéreas para promover a integração e o desenvolvimento socioeconômico entre as diversas regiões do Estado. Nosso dever na Assembleia Legislativa, além de debater os grandes temas de interesse da sociedade, fiscalizar, elaborar e apreciar projetos, é especialmente cuidar do povo baiano. Estamos vigilantes e temos certeza que com muito trabalho, novas conquistas virão”, assegurou, o deputado.

O parlamentar pepista disse também que acredita que a ampliação do percentual de investimentos com capital estrangeiro nas empresas nacionais vai possibilitar maior número de companhias aéreas e um barateamento nos preços das passagens.

Leal revelou ainda otimismo em ter conversado com a direção da Vinci Airports, que administra o Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, sobre os planos de investimentos da empresa para o equipamento da capital baiana. Em agosto, as partes voltam a sentar à mesa.

A mesa de honra da cerimônia, além do governador Rui Costa e do presidente da Alba, Nelson Leal, contou ainda com os secretários Manoel Vitório (Fazenda), Marcus Cavalcanti (Infraestrutura) e Fausto Franco (Turismo), além de representantes das companhias Gol, Azul e Passaredo. Deputados federais, estaduais, vereadores e pessoas do trade turístico compuseram a plenária.

Pacote de Incentivos

O pacote de incentivo vai possibilitar a inclusão de 161 novos voos com frequência semanal no Estado, sendo 55 para o interior da Bahia, além de 11 novos trechos. As empresas parceiras do programa se comprometem a ofertar mais 1,15 milhão de novos assentos até 2020. Passarão dos atuais 3,26 milhões, para 4,4 milhões de assentos, um acréscimo da ordem de 36%. As novas alíquotas de ICMS sobre o querosene da aviação serão variáveis: mínima de 3% e máxima de 12%. Pacote prevê ainda alíquotas intermediárias, conforme critérios estabelecidos no pacote.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).