Coluna de Antônio José Larnageira de 4 de julho de 2019

O problema UFRB

Depois das declarações oriundas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Feira de Santana, foi criado um problema, sobre onde e quando será definida a área em que será construído o campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, em Feira de Santana. Antes da definição sobre a atual área, na BR 116 Sul, para ser o campus da UFRB, nesta cidade, uma fazenda no Distrito de Jaíba chegou a ser visitada por técnicos da instituição e pertencia ao ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá que demonstrou o interesse em fazer a doação. A opção de escolha da área para o campus nesta cidade, ficou para uma fazenda pertencente ao empresário Hidelbrando Pinho. É bom que se diga que outras figuras da região também ofereceram terras para o empreendimento do nível superior, como por exemplo o ex-senador João Durval Carneiro. Agora, seria de bom alvitre, que o prefeito Colbert Martins entre neste imbróglio para que o município não seja prejudicado. Temos certeza, que o mesmo resolverá o problema, pois é um homem de decisão.

Falecimento

Morreu terça-feira, pela manhã, aos 86 anos, o ex-vereador de Feira de Santana, José Francisco do Amaral. Após o professor e intelectual Dival Pitombo ter sido diretor do Instituto de Educação Gastão Guimarães, Amaral o substituiu ficando por vários anos. Era uma figura antológica na vida educacional do Gastão.

Vida carioca

Depois de 27 anos de vida conjugal, sendo 17 de casamento a globeleza Valéria Valenssa e Hans Donner estão separados. Tiveram uma longa parceria, pessoal e profissional, em especial durante os vários carnavais em que Valéria foi a Globeleza das vinhetas da Globo. Os conheci numa recepção do colega Ibrahim Sued, no Copacabana Palace, no Rio, com quem mantivemos outros contatos na Tv Globo, quando com José Olympio Mascarenhas e Carlinhos Falcão, fomos convidar alguns artistas globais para o famoso baile do Caju de Ouro, no antigo Clube de Campo Cajueiro.

Povos de Terreiro

Em  solenidade  realizada na noite de segunda-feira, 1, durante plenária para lançamento do Cadastro dos Templos de Religiões de Matrizes Africanas, no N’Inzô Lembá Tateamoxicongo, na Fazenda Lagoa das Pedras, em Feira de Santana, no qual o prefeito Colbert Martins Filho assinou Decreto Municipal de Reconhecimento das Organizações dos Povos de Terreiro, este foi homenageado com recebimento de um troféu, que destacou a importância da iniciativa por  assegurar a religião de matriz africana tenha todo tipo de atendimento,  atenção e respeito que as demais religiões.  O babalorixá Walter Ribeiro Costa Júnior, que inclusive é Juiz de Direito da Infancia e Juventude, foi uma das maiores autoridades religiosas presentes do mundo dos Povos de Terreiro.

Antes da definição sobre a atual área, na BR 116 Sul, para ser o campus da UFRB, nesta cidade, uma fazenda no Distrito de Jaíba chegou a ser visitada por técnicos da instituição e pertencia ao ex-banqueiro Angelo Calmon de Sá. No flash com sua esposa Ana Maria.

Antes da definição sobre a atual área, na BR 116 Sul, para ser o campus da UFRB, nesta cidade, uma fazenda no Distrito de Jaíba chegou a ser visitada por técnicos da instituição e pertencia ao ex-banqueiro Angelo Calmon de Sá. No flash com sua esposa Ana Maria.

O babalorixá Walter Ribeiro Costa Júnior, que inclusive é Juiz de Direito da Infancia e Juventude é uma das maiores autoridades religiosas do mundo dos Povos de Terreiro em Feira de Santana.

O babalorixá Walter Ribeiro Costa Júnior, que inclusive é Juiz de Direito da Infância e Juventude é uma das maiores autoridades religiosas do mundo dos Povos de Terreiro em Feira de Santana.

O empresário Carlinhos Kruschewsky e Ritinha, socialmente.

O empresário Carlinhos Kruschewsky e Ritinha, socialmente.

Professora Anacy Bispo Paim, figura expressiva da educação baiana.

Professora Anacy Bispo Paim, figura expressiva da educação baiana.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]