Coluna de Antônio José Larangeira de 8 de julho de 2019

João Gilberto

Faleceu o papa da música popular brasileira, o compositor, cantor e violonista baiano, João Gilberto, criador da Bossa Nova, movimento da MPB que surgiu no fim dos anos 50. João Gilberto de Prado Pereira de Oliveira nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1931. De família de músicos, ainda adolescente formou o grupo musical Enamorados do Ritmo. Com 18 anos mudou-se para Salvador e tornou-se crooner da Rádio Sociedade da Bahia. Em 1950 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez parte do conjunto Garotos da Lua, que se apresentavam na Rádio Tupi. Com o grupo gravou dois discos, mas por indisciplina foi expulso do conjunto. Em 1960, lançou “O Amor, o Sorriso e a Flor”, com destaque para a música “Samba de Uma Nota Só”. Foi parceiro dos mais famosos artistas do mundo com Frank Sinatra, Stan Getz e outros. Depois de várias apresentações e gravações, em 1980, voltou a residir no Brasil, fixando-se no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano grava um especial que leva seu nome, que contou com a participação de Bebel Gilberto e Rita Lee. Faleceu no Leblon, Rio de Janeiro. Me considero como um dos laureados espectadores de um dos seus shows, sendo uma das 1187 pessoas que que foram assisti-lo no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador,no passado.

Produção ambiental

As filmagens do documentário sobre o Rio Jacuípe que a Prefeitura de Feira de Santana está produzindo devem começar na próxima semana. “As produções já estão em andamento desde o início de março. Vamos agendar com as cidades, como Morro do Chapéu e Riachão do Jacuípe, onde também serão feitas as filmagens para darmos início às gravações”, afirma o diretor de Educação Ambiental, Hiram Freire, ao destacar que o documentário vai abordar a importância do Rio Jacuípe, bem como servirá como instrumento de divulgação de Feira de Santana. “Esse material vai ficar na história e será utilizado na Educação Ambiental dos trinta e seis municípios que compõem a sub-bacia do Jacuípe”, considera o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

Datas

Esteve comemorando idade nova o jornalista Carlos Augusto, editor geral do Jornal Grande Bahia, que foi bastante felicitado pelo seu vasto círculo de amigos e colegas da comunicação.

Outra figura festejada por gregos e troianos da moda, foi o empresário Lino Carneiro, que capitaneia a rede lojas Linos. Não sobrou para os abraços gerais.

Produtividade

O aumento da produtividade das empresas será discutido em Feira de Santana na próxima quinta-feira,11 de julho, no evento Diálogo Industrial, que vai abordar a temática “Sucesso na crise: Aumento da produtividade, fazendo mais com menos”. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a palestra vai abordar a melhoria da eficiência e o desenvolvimento das lideranças e colaboradores. Será ministrado pelo engenheiro de produção e especialista em administração, Marcos Yoshikazu Kawagoe.

35 BI, 55 anos

Completou sexta-feira última, 51 anos de fundação, o 35º BI – Batalhão de Infantaria Luiz Barbalho Bezerra, que é comandado pelo coronel Janilson Teixeira, com solenidade onde estiveram autoridades, mais precisamente o prefeito municipal Colbert Martins. Houveram homenagens a figuras de destaque da cidade e entre estas a senhora Rita Dórea.

Completou sexta-feira última, 51 anos de fundação, o 35º BI em solenidade onde houveram homenagens a figuras de destaque da cidade e entre estas a senhora Rita Dórea.

Completou sexta-feira última, 51 anos de fundação, o 35º BI em solenidade onde houveram homenagens a figuras de destaque da cidade e entre estas a senhora Rita Dórea.

Esteve comemorando idade nova o jornalista Carlos Augusto, editor geral do Jornal Grande Bahia.

Esteve comemorando idade nova o jornalista Carlos Augusto, editor geral do Jornal Grande Bahia.

Figura festejada por gregos e troianos da moda, foi o empresário Lino Carneiro, que capitaneia a rede lojas Linos.

Figura festejada por gregos e troianos da moda, foi o empresário Lino Carneiro, que capitaneia a rede lojas Linos.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]