Coluna de Antônio José Larangeira de 6 de julho de 2019

Música internacional

Feira de Santana será representada na Conferência Mundial da WASBE – World Association of Symphonic Bands and Ensembles, que acontece entre os dias 9 a 13 de julho de 2019, na cidade de Buñol, Espanha. Levará o nome da cidade para o conclave, o maestro da Sociedade Filarmônica 25 de Março, Tony Batista Neves. Juntamente com o professor Dr. Joel Barbosa, da Escola de Música da UFBA, o maestro feirense fará uma apresentação oral sobre gêneros musicais presentes no acervo da Filarmônica. Ele conta que esse acervo tem aproximadamente 600 obras compostas por cerca de 135 compositores locais e internacional. “Destacam-se os mestres Estevam Moura (1907-1951) antigo mestre da 25 de Março entre a década de 30 a 50 do século passado, Tertuliano Santos (1868-1968), feirense e mestre da extinta filarmônica Vitória e a restaurada 25 de Março. Para ele, a participação da instituição como protagonista de um evento de proporção mundial como a conferência da WASBE encoraja-os a continuar escrevendo novas páginas da história da Filarmônica.

Reconduzido

Os associados da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana reconduziram para mais um mandato o empresário Marcelo Alexandrino. Também foram eleitos a Diretoria e o Conselho Fiscal. Marcelo Alexandrino presidirá a ACEFS pela quarta vez, com mandato de dois anos.

Novidades

Até 29 de julho, o fantástico universo dos dragões poderá ser conferido na Praça de Eventos, Corredores E Estacionamento do Boulevard Shopping durante a Exposição Internacional Dragões. Eles estão presentes no imaginário de várias gerações. Fazem parte da mitologia de diferentes povos. Ganharam destaque em Game of Thrones, uma das séries mais populares da atualidade, e agora desembarcam em Feira de Santana. A exposição gratuita reúne réplicas com tamanhos que variam de 2 a 5 m de altura. Para tornar o passeio mais emocionante e dar um toque de realidade, os dragões expostos emitem sons e movimentam as asas, a calda e a cabeça.

Emergência

Quem conheceu a antiga emergência do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e hoje tem acesso a atual, nota o impacto e a diferença rapidamente. Com a reforma e ampliação feita há um ano pelo governo estadual, as filas nos corredores foram zeradas, o espaço está climatizado com ar-condicionado central, o atendimento otimizado e o ambiente muito mais humanizado devido à implantação da classificação de risco e prontuário eletrônico. Em um ano de serviços prestados mais de 24 mil pessoas foram atendidas na emergência nova, 50 % dos casos foram clínicos, seguidos de acidentes automobilísticos (3.712) e vítimas de violência (3.106). Na opinião de José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, com a reforma e ampliação a equipe está mais motivada para trabalhar.

Fotografias

As inscrições para o 18º Concurso Feirense de Fotografias foram abertas na segunda-feira última e vão até dia 10 de agosto. O evento é promovido pelo Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana). O concurso tem por objetivo comemorar o Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto. Os participantes foram divididos em duas categorias: uma voltada para profissionais que podem participar com três fotos cada, e outra para e amadores, que podem inscrever duas fotos cada. As inscrições podem ser realizadas no Foto Magalhães –  Box 06 do Mercado de Arte Popular (MAP), local onde podem ser encontradas as fichas de inscrição. Segundo Antônio Carlos Magalhães, presidente do Sindfofs, o tema do Concurso deste ano é “As Belezas da Natureza”.

Feira de Santana será representada na Conferência Mundial da WASBE - World Association of Symphonic Bands and Ensembles, na Espanha pelo   maestro da Sociedade Filarmônica 25 de Março, Tony Batista Neves.

Feira de Santana será representada na Conferência Mundial da WASBE – World Association of Symphonic Bands and Ensembles, na Espanha pelo maestro da Sociedade Filarmônica 25 de Março, Tony Batista Neves.

José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, afirmando que com a reforma e ampliação a equipe está mais motivada para trabalhar.

José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, afirmando que com a reforma e ampliação a equipe está mais motivada para trabalhar.

As inscrições para o 18º Concurso Feirense de Fotografias foram abertas na segunda-feira última e vão até dia 10 de agosto. O evento é promovido pelo Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana tendo à frente o fotografo Antônio Carlos Magalhães e seu irmão Jorge ladeiam o veterano Antônio Magalhães.

As inscrições para o 18º Concurso Feirense de Fotografias foram abertas na segunda-feira última e vão até dia 10 de agosto. O evento é promovido pelo Sindicato dos Fotógrafos Profissionais de Feira de Santana tendo à frente o fotografo Antônio Carlos Magalhães e seu irmão Jorge ladeiam o veterano Antônio Magalhães.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]