Segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde ocorre durante o mês de junho no município de Conde

Cartaz anuncia segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde.

Cartaz anuncia segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde.

A segunda edição do ‘EcoJazz Festival’ de Conde acontece no próximo dia 8 de junho de 2019, a partir das 20 horas, na Pousada Tramela, Sítio do Conde, Estrada da Barra do Itariri, Km 02, Conde, no Litoral Norte da Bahia. Nesta noite temos confirmados na programação grupos e instrumentistas renomados do cenário musical baiano, como o grupo A CINQ, o multiinstrumentista Artur Carneiro e o grupo Jurassik Quartet, além de outros músicos que sobem espontaneamente ao palco, uma realização da Pousada Tramela em parceria com a Hessel Produções.

Além das apresentações musicais o público do festival poderá usufruir durante o dia das belezas naturais da região, assim como das acomodações das diversas pousadas e hotéis como a promotora do evento ‘Pousada Tramela’ e a parceira ‘Coco Beach’.

O evento mais uma vez se configura como um importante meio para a movimentação da economia e um estímulo para gerar emprego e renda na comunidade. De acordo com o promotor do evento, Vitório Paulo da Silva, instrumentista e proprietário da Pousada Tramela, ele acredita que o estímulo e a mobilização da comunidade extrapolam a dimensão econômica e englobam também a cidadã. “A população, os pequenos comércios, serviços públicos e artistas se envolvem em todo o processo. Nesse sentido, o Festival acompanha a lógica da indústria Criativa, ou seja, ele vai além das atividades culturais e incorpora as iniciativas criativas que são desenvolvidas na comunidade”.

O Projeto

A ideia de uma série de festivais de música na Pousada Tramela surgiu da vontade de Vitório Paulo levar o entretenimento de qualidade à região do Conde. Instrumentista de coração e amante da música, Vitório, também conhecido como Vitório do Trompete, frequenta assiduamente os espaços culturais da boa música instrumental de Salvador, a exemplo da Casa da Mãe e da Varanda do Sesi Rio Vermelho/Fieb, ao qual firmou parceria com os Projetos Segundas do Chorinho e Terças Instrumentais, através de seu produtor Augusto Hessel, para a realização dos festivais que acontecem na Pousada, como o Festival de Chorinho e o EcoJazz Festival, sempre contando com parceiros como a Rádio Conde FM 87,9, Hotel Coco Beach, 51ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, Chame Mário Criações e Artes, Restaurante Sabor do Cangaço, Prefeitura de Conde através da Secretaria de Turismo, em uma realização da Pousada Tramela e Hessel Produções.

Confira a programação

Sábado (08/06), às 20 horas

Grupo A CINQ

Multiinstrumentista Artur Carneiro

Grupo Jurassik Quartet

“A CINQ” – O grupo de Jazz “A CINQ” se propõe a preencher uma lacuna importante na noite de Salvador. Com um repertório completamente Jazzístico, o grupo surgiu com o propósito de tocar alguns dos standards mais significativos – sob a nossa ótica -, com arranjos originais ou clássicos.

Entendemos por Jazz, não apenas um repertório específico, ou mesmo um gênero definido. Trata-se de expressão instantânea e autoral de um instrumentista sobre uma composição, sobre um contexto musical. Esta expressão deve necessariamente refletir o estado de espírito deste indivíduo, o seu conhecimento e visão da música enquanto cultura, a sua prática e a sua filosofia, suas idiossincrasias e experiências de vida.

Aceitando o desafio de fazer uma música desafiadora – mas que ao mesmo tempo também ofereça ao público um pouco mais que só o entretenimento – o grupo se permite a incursões em terrenos tão distintos quanto a música de Duke Ellington, Miles Davis, Thelonious Monk, Tom Jobim, Lennon e McCartney, Rafael Hernández, Caetano Veloso, João Donato e Moacir Santos. Sem dúvida, uma experiência para os sentidos e para o espírito!

Atualmente o grupo é formado pelo baterista Ivan Huol, pelo baixista Alexandre Vieira, pelo pianista Bruno Aranha, pelo trombonista Matias Traut e pelo trompetista Joatan Nascimento.

Artur Carneiro é contrabaixista, compositor, intérprete e professor, graduado em Composição pela Universidade Federal da Bahia e também em Licenciatura em música pela mesma instituição. Desde 2004 vem acompanhando nomes conhecidos da música baiana, e em 2015 decidiu passar para a frente do palco comandando um show seu, com músicas autorais e interpretações de músicas de outros compositores que admira.

Em 2017 foi indicado ao prêmio Caimmy de música na categoria intérprete masculino cantando a canção intitulada Maya, composição de André Magalhães. Atualmente está se dedicando ao seu primeiro disco que lançará em breve. Neste show, apresenta um formato inusitado onde canta, toca piano, contrabaixo e flauta, com composições autorais e temas conhecidos do repertório do jazz.

Jurassik Quartet – o grupo foi formado por volta de 2002, mas dois dos componentes, Luizinho e Cesário, já tocavam juntos desde os anos 80, dando origem ao nome Jurassik.

A eles se uniram Joatan Nascimento e Victor Brasil formando o quarteto que fez boas temporadas nos bares e coquetéis da cidade, virando referência de Jam sessions nos lugares onde tocavam, recebendo músicos do Rio e São Paulo que estavam na cidade.

O grupo tem no currículo de seus músicos, atividades diversas que vão de graduações em escolas, gravações de discos, acompanhamento de diversos artistas da MPB, produção de jingles e trilhas sonoras, etc.

O Jurassik Quartet, tendo como integrantes Joatan Nascimento (trompete), Luizinho Assis (piano elétrico), Cesário Leony (baixo) e Victor Brasil (bateria), onde tem em seu repertorio standards de jazz, bossa nova, samba, etc, alem de composições próprias.

O local de realização do Festival fica em um ponto estratégico de Conde, próximo a um dos lugares mais belos da região, o vilarejo de Siribinha, onde o Rio Itapicuru deságua no Atlântico, proporcionando um belo visual e bons mergulhos e a Barra do Itariri que foi set de filmagem de Tieta e que o diretor soube aproveitar e explorar muito bem sua bela paisagem. Estas regiões integram a Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte, que abrange toda a Linha Verde.

Agenda

O que: 2º EcoJazz Festival Festival de Conde

Quando: 8 de junho, às 20 horas

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]