Secretário estadual Jerônimo Rodrigues participa da celebração dos 15 anos de fundação da FETRAF; Atividade ocorreu Santa Bárbara

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues discursa durante celebração dos 15 anos de fundação da FETRAF.

Secretário estadual Jerônimo Rodrigues discursa durante celebração dos 15 anos de fundação da FETRAF.

A Secretaria da Educação do Estado participou, no sábado (08/06/2019) das comemorações dos 15 anos da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF-BA). A atividade aconteceu no Acampamento Maanain, na cidade de Santa Bárbara (150 km de Salvador). Na atividade, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, foram destacados, dentre outras coisas, o papel da FETRAF na defesa da Agricultura Familiar e a forte atuação com a Educação do Campo, notabilizada pela alfabetização de jovens e adultos.

Na oportunidade, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre as contribuições da FETRAF para a Educação.  ” A FETRAF, com 15 anos de existência, tem uma contribuição em um processo de uma educação não formal, com as capacitações na aprendizagem do movimento sindical e, também, para a Educação do Campo, pois desenvolve um trabalho com jovens e adultos para a erradicação do analfabetismo no Campo muito intenso no projeto Mova Brasil. Tem outro programa que eles fazem em parceria com as escolas famílias agrícolas e tem ainda a capacitação sindical. E a FETRAF é uma instituição que tem uma capacidade de fazer muitas parcerias com as universidades e com o Governo do Estado”, afirmou.

Jerônimo destacou outras construções da FETRAF ainda no contexto educacional. “Eu chamo a atenção para um elemento. A FETRAF tem o slogan: ‘As mãos que alimentam o Brasil’. E isso é de um tamanho para a educação muito grande, porque ele traz para a nossa mesa o debate em torno do papel da Agricultura Familiar na produção de alimento e isso é uma ação educativa. Depois é garantir que no dia a dia da vida dos brasileiros e brasileiras tenha comida em quantidade e com qualidade. Por tudo isso, a FETRAF tem o nosso reconhecimento da sua contribuição para a Educação do Campo e para os governos Estadual Municipal e até Federal, pois no passado, muitos programas desenvolvidos foram frutos de uma parceria com a FETRAF”, ressaltou.

O coordenador da FETRAF-BA, Rosival Leite, falou sobre as ações em parceria que estão sendo discutidas com a Secretaria da Educação do Estado para fortalecer, ainda mais, a Educação do Campo. “A Educação é um processo que transforma. E nós da FETRAF acreditamos que é a partir da Educação e da formação que a gente vai mudar o mundo e criar novas perspectivas. A gente está muito feliz de ter neste processo de Educação no nosso Estado o secretário Jerônimo Rodrigues, que sempre foi parceiro, militante e acredito que a gente vai dar saltos além dos que já demos até aqui e fazer grandes elaborações juntos”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]