Salvador: Espetáculo ‘Gregorianas’ passeia pela obra de Gregório de Mattos com 11 artistas transformistas em cena

Espetáculo com drag queens homenageia Gregório de Mattos.
Espetáculo com drag queens homenageia Gregório de Mattos.
Espetáculo com drag queens homenageia Gregório de Mattos.
Espetáculo com drag queens homenageia Gregório de Mattos.

O espetáculo ‘Gregorianas’, que propõe passeio pela obra do poeta baiano Gregório de Mattos, será apresentado no Teatro Molière, nos dias 15 e 16 de junho de 2019, sábado, às 20 horas, e domingo às 16 e 19 horas.

A encenação é fruto do projeto TransFormação, programa de qualificação e aprimoramento pioneiro no país voltado para atores e atrizes transformistas da cena soteropolitana. O programa gratuito teve início em novembro de 2018 e proporcionou, dentre 13 disciplinas teóricas e práticas, aulas de performance, maquiagem, dublagem, improvisação e história do transformismo, além de palestras e consultorias, com carga horária de 400 horas e certificado para encaminhamento do atestado de capacidade profissional.

O passeio na obra do poeta barroco é o mote principal para o espetáculo “Gregorianas”, que traz ao palco uma grande homenagem a Gregório de Mattos, com poemas, trechos da peça Bocas do Inferno, de autoria da professora e dramaturga Cleise Mendes, além de textos desenvolvidos a partir de improvisação durante o processo de montagem.

Os elos criados entre os integrantes revelam hábitos e desejos, expressões, sonhos, incômodos e manifestos ao longo do espetáculo. A ironia e deboche presentes na poesia de Gregório são ainda hoje instrumentos de crítica e humor ácido, também características das artistas transformistas.

No elenco, Marie Flamel, Azvdo, Natha Sympson, Midorii SooKido, Mephistopheles Evangeline, Didi Yoncé, Annastacia Drumond, Ivanelly Bergman, Afrodtite kazumba, Miguella Magnata e Nininha Problemática. O espetáculo ainda conta com a participação especial de Camila Castro, como Jorjão.

A trilha sonora vai da música eletrônica ao forró, passando pelo rap e pop, com referências da MPB. Com roteiro organizado por Luciana Comin, “Gregorianas” segue sob orientação coreográfica de Jaqueline Elesbão, figurino e produção de moda de Luiz Santana (Rainha Loulou), ambientação por vídeo mapping assinada por Giovani Rufino, iluminação de Fernanda Paquelet e direção de Fernando Marinho, curador do projeto.

TransFormação é um programa institucional do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia (Sated-BA), realizado pelo Grupo Teca Teatro e Outras Artes, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Salvador, da Secretaria da Fazenda do Município e Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do edital Gregórios e apoio da Natura.

Agenda

O que: Espetáculo Gregorianas

Quando: 15 e 16 de junho, às 20 horas

Onde: Teatro Molière

Endereço: Av. Sete de Setembro, 401, Ladeira da Barra

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.