Salvador: Coleção de artistas ingleses da Universidade Estadual de Feira de Santana em exposição no Palacete das Artes

Palacete das Artes realiza vernissage da exposição ‘Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967’.

Palacete das Artes realiza vernissage da exposição ‘Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967’.

O Palacete das Artes realizou, na terça-feira (04/06/2019), o vernissage da exposição “Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967”. A mostra é composta por 30 telas que pertencem ao acervo do Museu Regional de Arte, do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A única coleção de artistas modernos ingleses em um museu brasileiro, apresenta obras em óleo sobre tela, óleo sobre eucatex, esmalte sobre metal, técnica mista sobre eucatex e técnica mista sobre papel. Destacam-se artistas como: Frank Auerbach, Antony Donaldson, Alan Davie, Bary Burman, Brett Whiteley, Bryan Organ, David Oxtoby, Derek Hirst, Derek Snow, Howard Hodgkin, Graham Sutherland, John Piper, John Kiki, Joe Tilson, Paul Wilks e Pauline Vincent.

“A Coleção Inglesa de Arte, doada por Assis Chateaubriand ao Museu Regional de Arte da Uefs, traz obras de pintores ingleses bastante reconhecidos na arte contemporânea. A disponibilidade desse acervo em uma exposição no circuito de arte de Salvador oferece uma oportunidade ímpar de visibilidade para as obras e também para a Uefs. Mostra a importância da universidade pública para as artes, e para a promoção da cultura como um bem comum da humanidade”, destacou o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento.

Para Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes, “essa parceria é muito importante. Estamos distantes há pouco mais de 100 quilômetros e as pessoas aqui de Salvador não conhecem um acervo desse nível e dessa qualidade como essa coleção inglesa. É fundamental e de nosso interesse estreitar e manter essa relação”.

A exposição ficará à disposição do público até 28 de julho. O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]