Representes da União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia dialogam sobre regime de colaboração

Secretário Jerônimo Rodrigues discursa durante encontro da União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia.

Secretário Jerônimo Rodrigues discursa durante encontro da União dos Conselhos Municipais de Educação da Bahia.

Conselheiros, dirigentes municipais de Educação e representantes dos Territórios de Identidade da Bahia participaram, nesta quinta-feira (06/06/2019), no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), da I Reunião Territorial Ampliada: fortalecendo os conselhos de educação e o regime de colaboração, promovida pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). A solenidade de abertura contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, da diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado, e de outras autoridades.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do regime de colaboração entre os entes federativos (União, Estado e municípios), tema da mesa que marcou a abertura do encontro. “É preciso que se torne uma política pública para que não dependa do gestor que esteja à frente da pasta da Educação. Por isso, costumo dizer que precisamos cuidar da Educação no Estado e não somente da rede estadual”, afirmou Jerônimo. “Estamos animados por participar desta mesa de abertura, que mostra o potencial que temos para fazer com que a Educação aconteça, fortaleça a aprendizagem e melhore nossos índices”, completou o secretário.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), seccional Bahia, Williams Panfile, falou sobre a importância do trabalho colaborativo. “Gostaria de dizer que nosso foco é o regime de colaboração, precisamos cada vez mais fortalecer esta ideia e estamos muito esperançosos com esta nova gestão à frente da Secretaria da Educação. O secretário Jerônimo vem dialogando conosco desde fevereiro e tenho certeza de que agora este regime de colaboração vai se tornar realidade”.

A coordenadora estadual da UNCME, Gilvânia Nascimento, também destacou a importância do regime de colaboração. “Esta é uma agenda em que vamos trazer outros temas, mas sem dúvida servirá para aproximar, cada vez mais, o diálogo para um planejamento conjunto com vistas ao regime de colaboração”.

Educação Inclusiva – A vice-presidente da UNCME para o Nordeste, Marli Vidinha, apresentou, durante o encontro, a Agenda Nana Bahia, que propõe parceria com instituições e atores sociais, em uma ampla mobilização para a elaboração de um planejamento de políticas que assegurem apoio aos sistemas de ensino em questões referentes à recepção e atendimento educativo-escolar de crianças com microcefalia e outras deficiências.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]