Município de Madre de Deus passa a integrar Programa de Cidades Inteligentes

Ilustração do Programa de Cidades Inteligentes.

Programa de Cidades Inteligentes passa integrar planejamento do Município de Madre de Deus.

Nesta quarta-feira (12/06/2019), o prefeito de Madre de Deus Jeferson Andrade (PP), e Fernanda Caraballo, diretora de Desenvolvimento de negócios da Mastercard, assinam um Memorando de Entendimento através do qual a cidade passa a integrar o programa de cidades inteligentes Mastercard City Possible. Com este acordo, Madre de Deus passa a fazer parte da iniciativa, que tem como objetivo criar uma rede colaborativa de cidades globais para o desenvolvimento de um futuro urbano mais sustentável, inclusivo e eficiente. O ato ocorrerá na Câmara Municipal de Madre de Deus, às 09h00.

“A partir de agora, Madre de Deus integra uma rede global de cidades em prol do desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e social e mobilidade. E somos a terceira cidade do Brasil e a primeira do Nordeste a integrar o projeto City Possible em parceria com a Mastercard”, afirma o prefeito da cidade, Jeferson Andrade (PP).

De acordo com o chefe do Executivo municipal, convênios com a iniciativa privada são fundamentais para uma gestão pública exitosa. “Através de Parcerias Públicos Privadas (PPPs), estamos trazendo empresas para a cidade que vão gerar empregos e agora participaremos  deste programa junto com a Mastercard que beneficiará a cidade, pois vamos absorver políticas públicas inovadoras de outros municípios integrantes do programa, que também terão a oportunidade de conhecer e assimilar projetos importantes da gestão municipal de Madre de Deus. É uma troca de experiências em prol dos cidadãos”, frisou.

O prefeito Jeferson Andrade Batista já recebeu dois prêmios de Inovação, Sustentabilidade e Apoio ao microempreendedor no “Prêmio Prefeito Empreendedor” do Sebrae, reforçando a característica inovadora da cidade.

O documento de formalização da parceria será assinado dentre as atividades de comemoração ao aniversário do município, que completa 30 anos de emancipação política no dia 13 de junho.

A partir de agora, a empresa e o município irão pesquisar, desenvolver e potencialmente implementar novas soluções para os desafios urbanos da cidade, além de alavancar projetos de inovação em diversas áreas. A entrada de Madre de Deus no programa da Mastercard impulsionará o crescimento econômico, a inovação e a melhoria da qualidade de vida na cidade por meio do uso de ativos de tecnologia.

Com o programa City Possible, a Mastercard está estabelecendo um novo modelo de engajamento entre os setores público e privado e colaborando com várias grandes cidades globais. A iniciativa ainda envolve outras lideranças do setor privado e importantes instituições acadêmicas para ajudar a resolver os desafios enfrentados pelas cidades. Cada participante do programa se torna parte de uma rede mais ampla que tem como objetivo compartilhar experiências sobre como as cidades podem se tornar mais inteligentes, inclusivas, sustentáveis e eficientes.

“Com a nossa ampla rede global, tecnologias inovadoras e insights de mercado, a Mastercard pode ajudar cidades de todos os tamanhos a se tornarem mais conectadas, inclusivas, eficientes e mais responsivas às necessidades de todos os seus residentes e visitante”, afirma Fernanda Caraballo. “Madre de Deus tem vocação para a inovação e, certamente, conseguirá aproveitar as oportunidades oferecidas pelo programa e se projetar nacional e globalmente”, finaliza a executiva.

Guarulhos, em São Paulo, e Curitiba, no Paraná, são os dois outros municípios brasileiros que fazem parte da iniciativa, que também conta com cidades globais como Dubai (Emirados Árabes), Dublin (Irlanda), Helsinki (Finlândia) e Melbourne (Austrália).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).