Metrô é a porta de entrada para os jogos em Salvador

Vista da Itaipava Arena Fonte Nova. Estádio é sediado em Salvador.

Vista da Itaipava Arena Fonte Nova. Estádio é sediado em Salvador.

O sistema de mobilidade de Salvador, campeão da Copa do Mundo de 2014 e dos jogos da Olimpíada 2016, estará em campo novamente a partir deste sábado (15/06/2019), data do primeiro jogo da Copa América em Salvador, na Arena Fonte Nova. A grande estrela do sistema campeão é o metrô e em 2019, o modal contará com um diferencial que ainda não tinha nos outros dois grandes eventos: a estação Aeroporto. Agora, a chegada até a Arena Fonte Nova é ainda mais fácil. O torcedor pode desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, e pagando apenas uma tarifa no valor de R$ 3,70 seguir diretamente para a Arena Fonte Nova.

De acordo com a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Gomes, o plano de mobilidade para a Copa América é centrado no metrô. “Todo torcedor está sendo orientado a chegar na Arena pelo metrô. Ele pode ingressar no sistema desde o Aeroporto, vai saltar no Campo da Pólvora e já estará bem pertinho da Arena Fonte Nova. De lá, será orientado aos portões norte ou sul, por onde vai entrar”. Os terminais de ônibus de Pirajá e Mussurunga terão reforços nas linhas de ônibus para atender a demanda do metrô.

Vale lembrar que o plano de mobilidade se integra ao plano de segurança, liderado pela SSP, que terá um perímetro de segurança isolando as áreas mais próximas do estádio. Portanto, o ideal para quem vai aos jogos é não utilizar carros para chegar ao estádio. “Nós temos um perímetro de segurança traçado pela Secretaria da Segurança Pública [SSP] que impede que os carros cheguem até a Arena Fonte Nova. Quem quiser ir de táxi, de carona ou de carro, chegará somente até certo ponto. É preferível ir de transporte público. O metrô é um meio seguro, confortável, confiável e onde o torcedor será orientado pelos agentes do metrô, do Governo do Estado e da Conmebol”.

Credenciais

Para credenciar Salvador a receber a Copa América, o Governo do Estado tem feito grandes investimentos. “A Arena Fonte Nova foi requalificada para ser segura e com todos os elementos técnicos para receber jogos internacionais. Outro ponto é a segurança pública, imprescindível para esses jogos. O terceiro ponto é a mobilidade, com a ligação direta do Aeroporto até a Arena”, explica Grace.

“Na Copa do Mundo, a mobilidade foi considerada a melhor mobilidade das cidades sedes, tanto pela mídia, quanto pelo público, reconhecida pela FIFA. Se naquela época, o metrô era do Acesso Norte até a Fonte Nova, vamos repetir esse mesmo esquema já aprovado, mas agora com um plus, que é o fato que nosso metrô chega até o Aeroporto”, diz a superintendente de Mobilidade.

Se ligue: Salvador receberá 5 jogos –  O metrô funciona normalmente de 5 horas às 00 horas. Exceto no dia 18 que funcionará com horário estendido.

No sábado (15), às 19 horas, a Argentina enfrenta a Colômbia em Salvador.

Nesta terça-feira (18) às 21h30, a Seleção Brasileira encara a Venezuela. Metrô funciona até 00:30 horas.

Nesta sexta-feira (21), Equador e Chile se enfrentam às 20 horas.

Neste domingo (23) a disputa será entre Colômbia e Paraguai às 16 horas

A Arena Fonte Nova encerra a participação na competição neste sábado (29), em jogo pelas quartas de final entre o 1º do grupo C x 3º do grupo A ou B. A partida será às 16 horas.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]