Juca Kfouri não precisa dar direito de resposta a empresa Crefisa por críticas, diz TJSP

Jornalista José Carlos Amaral Kfouri (Juca Kfouri) obtém vitória na justiça sobre liberdade de imprensa.

Jornalista José Carlos Amaral Kfouri (Juca Kfouri) obtém vitória na justiça sobre liberdade de imprensa.

A 7ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou direito de resposta à Crefisa contra o jornalista Juca Kfouri. Por unanimidade, os desembargadores mantiveram sentença que considerou as notícias publicadas pelo jornalista mero exercício da liberdade de expressão, e não ofensa à honra dos empresários. A decisão é desta quarta-feira (05/06/2019).

A empresa acionou Juca por causa de três textos publicados em seu blog, hospedado no UOL, sobre uma das sócias da empresa, Leila Pereira. Nos textos, o jornalista analisa a influência da Crefisa, patrocinadora do time Palmeiras, nos rumos do time. Especialmente sobre a possibilidade de os sócios da empresa terem direito de se candidatar a cadeiras no conselho de administração do clube e financiar a contratação de jogadores.

Em primeira instância, a juíza Mônica Encinas, da 3ª Vara Cível de São Paulo, esclareceu que os textos de Juca Kfouri sobre a Crefisa e o Palmeiras são de interesse público e a garantia constitucional da liberdade de expressão permite que ele publique suas opiniões e análises sobre o assunto, sem dar direito de resposta aos envolvidos.

A decisão foi mantida por unanimidade. O acórdão ainda não foi publicado. O jornalista foi defendido pela advogada Taís Gasparian.

*Com informações do CONJUR.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]