Governo Rui Costa autoriza aumento de vazão da Barragem de Pedras Altas

Vista da barragem de Pedras Altas, localizada no rio Itapicuru Mirim, município de Capim Grosso.

Vista da barragem de Pedras Altas, localizada no rio Itapicuru Mirim, município de Capim Grosso.

A barragem de Pedras Altas, localizada no rio Itapicuru Mirim, município de Capim Grosso, operada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), apresentou uma recuperação impressionante nos últimos 3 meses, após o período de chuvas, saindo de 33% da sua capacidade em 22 de março deste ano, para os atuais 99,41%, recebendo nada menos que 23,83 milhões de m³ de água.

Essa recuperação permitiu que a SIHS autorizasse o aumento da vazão defluente para 150 litros por segundo, que devido à situação de baixo volume acumulado que se apresentou no primeiro trimestre de 2017, estava reduzida a 10 litros por segundo.

Esse importante sistema de abastecimento de água baiano, no território do Sisal, além de atender mais de 240 mil pessoas, com o aumento da vazão defluente para 150 litros por segundo irá beneficiar também as localidades de Alecrim, Abobreira, Aroeira e Salinas, situadas a jusante da barragem.

“A recuperação do volume de Pedras Altas nos permitiu autorizar a CERB a retornar a operação normal da barragem, aumentando a vazão defluente para o atendimento dos diversos usos existentes a jusante da barragem”, destacou o titular da SIHS, Leonardo Góes.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]