Feira de Santana: Semana do Meio Ambiente é aberta com plantio e exposição dialogada

Prefeitura de Feira de Santana abriu programação da Semana do Meio Ambiente.

Prefeitura de Feira de Santana abriu programação da Semana do Meio Ambiente.

O plantio de mudas de ipê e pau-brasil marcou a abertura da Semana Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (03/06/2019), no Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu). De iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMAM), a atividade contou com a parceria da Escola Estadual Edvaldo Boaventura.

Aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Itava Santana, 13 anos, participou do plantio. Ela e demais colegas da escola ficarão responsáveis pelo desenvolvimento das mudas, fornecendo água sempre que necessário. “Árvore é vida”, disse a estudante ao reconhecer o papel de cada cidadão em preservar o meio-ambiente.

Após o plantio, os estudantes assistiram a uma exposição dialogada. Através de banners ilustrativos com fotografias dos rios que cortam o distrito de Ipuaçu e de espécies animais encontrados na localidade, o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, muniu os participantes de conhecimentos referentes à realidade que os cerca.

Maquetes sobre os rios Aguiadas (genuinamente feirense), Jacuípe e Cavaco, além da Lagoa Pedra do Cavalo também foram expostas aos alunos, que puderam tirar dúvidas e ampliar o conhecimento.

“A parceria da escola com a Semmam tem sido constante. Isso potencializa as nossas atividades, agregando conhecimento aos alunos”, afirmou a coordenadora pedagógica Michelle Rios. Segundo ela, os trabalhos valorizam a realidade dos alunos, que são filhos de pescadores e do homem do campo.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental, Hiram Freire, ressaltou a importância das atividades itinerantes desenvolvidas pela Semmam, através do departamento. “Isso proporciona um melhor aprendizado, uma vez que a gente leva a realidade da localidade, seus aspectos ambientais, para os alunos, possibilitando uma melhor sensibilização e a ampliação do conhecimento”.

Programação

Nesta terça-feira, 4, as atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente vão prosseguir, à tarde, na Escola Municipal Professora Lidice Antunes Barros, no Santo Antônio dos Prazeres, e à noite, às 19h, com palestra na Uninassau para estudantes do curso Engenharia Civil. Na quarta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a programação será no Colégio Estadual Reverendo Severino Soares, na Gabriela, onde haverá uma caminhada até a Fonte dos Milagres.

Já na quinta-feira, 6, as atividades estarão concentradas no bairro Rua Nova, na Base da Polícia Militar, com a participação de algumas instituições. A Semana do Meio Ambiente será encerrada na Escola Municipal Regina Vital, no Campo Limpo, na sexta-feira, 7.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]