Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins Filho inaugura sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Bairro Olhos D’água

Prefeito Colbert Martins Filho inaugura sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Bairro Olhos D'água.

Prefeito Colbert Martins Filho inaugura sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Bairro Olhos D’água.

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), acompanhado do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho e da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas inaugurou, na tarde/noite desta quarta-feira (05/06/2019), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) Osvaldo Brasileiro Franco.

Localizado no bairro Olhos D’água, o equipamento vai oferecer uma gama de atendimentos, entre eles, realizar o acompanhamento clínico e promover a reinserção social dos seus usuários, através do acesso e garantia dos seus direitos civis, fortalecendo os laços familiares e comunitários.

Entre todos os dispositivos de Atenção à Saúde Mental, o Caps tem valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica implantada no país, que, através da criação desses centros, tem possibilitado a organização de uma rede substitutiva aos hospitais psiquiátricos.

O Centro Psicossocial vai oferecer acompanhamento clínico em regime de atenção diária; evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolhendo e atendendo pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, e dando suporte na atenção à Saúde Mental na rede básica.

Ao agradecer ao ex-prefeito José Ronaldo por ter iniciado a implantação deste importante equipamento voltado ao tratamento do transtorno mental, o prefeito Colbert Filho enfatizou que “este é um investimento numa das áreas mais sensíveis da Saúde. Num momento em que o Governo do Estado dá as costas para a esta tão importante, nós estamos entregando a comunidade esta obra, que ainda não é o suficiente, mas estratégica no setor de emergência, para que, não só o paciente, mas toda a sua família possa ser devidamente acolhida”, disse o gestor.

O ato contou com as presenças de secretários municipais, lideranças políticas, médicos e técnicos de saúde que atuam na área de atendimento a Saúde Mental.

Com a filosofia de funcionamento similar ao CAPS I, o CAPS III vai atender prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Proporciona serviços de atenção contínua, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS AD. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de cento e cinquenta mil habitantes.

Fachada da sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Osvaldo Brasileiro Franco. Unidade fica situada no Bairro Olhos D'água, em Feira de Santana.

Fachada da sede do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Osvaldo Brasileiro Franco. Unidade fica situada no Bairro Olhos D’água, em Feira de Santana.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).