Exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia oferece programação para o público infantojuvenil em Santo Amaro

Cartaz anuncia exposição Independência do Brasil na Bahia em Santo Amaro.

Cartaz anuncia exposição Independência do Brasil na Bahia em Santo Amaro.

Depois de passar pela cidade de São Francisco do Conde, a Rota da Independência chega em Santo Amaro da Purificação com a Exposição sobre a Independência do Brasil na Bahia e com a Biblioteca de Extensão (Bibex), que oferece programação para o público infantojuvenil.

A conquista pela independência baiana iniciou antes da brasileira, em 19 de fevereiro de 1822, e encerrou em 2 de julho de 1823.  Ao contrário da pacífica proclamação às margens do Rio Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, milhares de pessoas morreram em batalhas na terra e no mar para a conquista da emancipação da Bahia.

A abertura da Exposição é na terça-feira (4), às 15h, e até o dia 15 de junho no Museu dos Humildes. Já às 15:30 horas acontece um bate-papo com o professor Jaime Nascimento. A Bibex ficará na Praça Principal de Santo Amaro, até o dia 6, com atividades voltadas para o público infantojuvenil.

“A Rota da Independência é importante para revisitar o nosso passado e nos trazer conhecimento para entendermos o hoje e o futuro. Além disso, esse projeto nos dá a oportunidade de refletir sobre a história do Brasil e da Bahia”, diz o diretor geral da FPC, Zulu Araújo. Ainda segundo o diretor geral, “a Rota nos leva a discutir sobre a singularidade que foi a Independência da Bahia e suas consequências”, acrescenta Zulu.

Sobre a Rota

A Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), através do Centro de Memória da Bahia (CMB), e em parceria com o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) realiza a Rota da Independência visitando locais que marcaram aquele momento.

A terceira parada acontece em Cachoeira, de 18 a 26 de junho, com a Exposição sobre a Independência da Bahia e atuação da Bibex. Serão realizadas exposições, aulas, visitas e diversas programações nas cidades de Santo Amaro, Cachoeira, Caetité, Salvador, Itaparica, Maragogipe e Morro de São Paulo, lugares que aconteceram lutas na busca pela independência.

Confira aqui a programação e os locais

O Centro de Memória da Bahia (CMB), localizado na Avenida Sete de Setembro, tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. O Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, localizado no Palácio Rio Branco, e a Casa de Cultura Afrânio Peixoto, em Lençóis, são espaços sob a supervisão da unidade. O CMB funciona de segunda a sexta das 8h30 às 17h30.

Agenda

O que: Revisitando a história da Bahia com a Rota da Independência

Quando: 4 a 15 de junho de 2019

Onde: Santo Amaro

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]