Estoques críticos de derivados de sangue humano preocupam HEMOBA; População é convocada a doar

Campanha 'Junho Vermelho' convoca população à dor sangue.

Campanha ‘Junho Vermelho’ convoca população à dor sangue.

A Fundação Hemoba começa o mês de junho de 2019 fazendo um alerta à população do estado da Bahia. Os estoques de sangue para o atendimento das demandas transfusionais permanecem em estado crítico. A instituição precisa da mobilização dos doadores para se preparar para o potencial aumento da demanda por hemocomponentes durante o mês que é marcado pelas festas de São João, brincadeiras com fogos e, em especial neste ano, a realização de jogos da Copa América na capital baiana.

Segunda a diretora de Hemoterapia, Rivania Andrade, o apoio da população é indispensável neste momento. “A Hemoba está toda arrumada para receber a festa da solidariedade. Nos meses de março e abril sentimos uma redução de candidatos à doação, mas a necessidade de sangue é diária. Precisamos recuperar a frequência dos nossos doadores para garantir a assistência adequada durante o São João” – afirma a médica responsável pelo serviço.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Roteiro dos Hemóveis

Salvador – Ba

Onde: Salvador Shopping

Quando: 04 a 07 de junho de 2019 ás 8 horas até 17 horas

Endereço: Avenida Tancredo Neves, 3133, Caminho das Árvores

Feira de Santana – Ba

Onde: Hospital Clériston Andrade

Quando: 03 a 06 de junho de 2019 ás 8 horas até 17 horas

Endereço: Avenida Eduardo Fróes da Mota, s/n, 35° BI

Araci – Ba

Onde: Praça Nossa Senhora da Conceição

Quando: 07 a 08 de junho de 2019 ás 8 horas até 16 horas

Barra do Mendes – Ba

Onde: Praça de Eventos

Quando: 04 a 07 de junho de 2019 ás 8 horas até 17 horas

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Os endereços e horários de funcionamento de cada unidade de coleta estão disponíveis no site da Hemoba (www.hemoba.ba.gov.br). Mais informações também podem ser acessadas através das páginas oficiais da Fundação no Facebook (fb.com/hemoba) e no Instagram (@hemobaoficial).

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).