Deputado Nelson Leal defende mudança na matriz econômica da Bahia com interiorização do desenvolvimento

Deputado Nelson visitou os municípios de Macaúbas e Paramirim e pediu a industrialização do semiárido baiano.

Deputado Nelson visitou os municípios de Macaúbas e Paramirim e pediu a industrialização do semiárido baiano.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Nelson Leal (PP), defendeu neste domingo (02/06/2019) mudança na matriz econômica da Bahia, como forma de solidificar o desenvolvimento socioeconômico do Estado, assegurando emprego, renda e qualidade de vida aos baianos de maneira mais equânime.

“O governo do Estado tem buscado atrair empresas e investimentos estrangeiros, o que tem sido fundamental para o crescimento da Bahia. Mas é essencial, também, a industrialização do interior, notadamente do semiárido baiano, que corresponde a 2/3 do nosso território”, defendeu. Para o chefe do Legislativo estadual, é necessário descentralizar os investimentos, que mantêm ainda um recorte específico para a capital.

“Entendo ser importante mudar a nossa matriz econômica, levar indústrias para o interior, novos investimentos públicos e privados, observando a vocação econômica de cada município e região. Dessa maneira, sem dúvida, estaremos garantindo, de forma mais equânime, desenvolvimento socioeconômico a nossa gente, como emprego, renda e qualidade de vida”, destacou, o parlamentar pepista.

A aposta de Nelson Leal foi feita na cidade de Macaúbas, na noite deste sábado (1º), localizada no Território de Identidade Bacia do Paramirim, a 700 quilômetros de Salvador, com 51 mil habitantes, e que celebra a abertura oficial dos festejos juninos. Macaúbas vive um canteiro de obras, com 34 ruas sendo pavimentadas.

Acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), deputado federal Sérgio Brito (PSD-BA), do prefeito Amélio Costa Júnior (PT), vereadores e lideranças políticas locais, o presidente da Alba participou da entrega da Miniusina Móvel de Asfalto ao município e da inauguração da Rua Urbino Francisco Pereira.

A via pública tem um quilômetro de extensão, toda pavimentada, dotada de acessibilidade, com rampas e pista táctil para deficiente visual. A obra contou com recursos de emenda integral do deputado Nelson Leal, Sedur, Conder e Desenbahia.

Dez no Norte/Nordeste

A Miniusina Móvel de Asfalto, que custou R$ 1,1 milhão, tem tecnologia 100% norte-americana. Foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Brito. Titular da Sedur salientou, durante o ato de entrega, para uma imensa platéia de moradores, que apenas 10 municípios do Norte e Nordeste do país dispõem do equipamento.

Dessas 10 máquinas, seis foram adquiridas e entregues a municípios baianos a partir de emendas de seu mandato. O pessedista ressaltou os vários benefícios que o equipamento trará à gestão e à população da cidade, especialmente com o barateamento dos custos de obras de pavimentação.

Nelson Leal chegou ao Vale do Paramirim na manhã de ontem. Teve encontro com lideranças políticas do município de Paramirim. À tarde, se deslocou para Macaúbas, para os atos com o chefe do Executivo municipal. Encerra o périplo pela região neste domingo (2), com café da manhã com autoridades e lideranças políticas locais.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).