CICAN completa 45 anos de funcionamento; Unidade de Saúde do Governo da Bahia é sediada em Salvador

Fachada do  Centro de Diagnóstico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN).

Fachada do Centro de Diagnóstico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN).

A inauguração do Projeto “Estante da Leitura” e a entrega da requalificação de um dos ambulatórios da unidade, marcaram, nesta quarta-feira, 12 de junho, o aniversário de 45 anos de funcionamento do Centro Estadual de Oncologia (Cican). Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Cican foi inaugurado em 12 de junho de 1992. Anteriormente funcionava no Rio Vermelho, tinha o nome de Centro Integrado de Controle do Câncer e só atendia mulheres, portadoras de câncer ginecológico.

Com a inauguração das novas instalações, o Cican, que passou a funcionar na Avenida Vasco da Gama, ampliou o atendimento para outras especialidades dentro da oncologia, realizando exames para detecção precoce dos diversos tipos de câncer, promovendo tratamentos quimioterápicos e atendimentos diagnósticos e terapêuticos em seu hospital/dia, realizando cirurgias de pequeno e médio porte.

Hoje, em 2019, o Cican vive uma outra realidade, ampliando os serviços de atendimento à população da Bahia. Está em construção e implantação do serviço de radioterapia com braquiterapia. Com o investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões entre obras e equipamentos. Este serviço deverá estar concluído no primeiro semestre de 2020.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o serviço de radioterapia com braquiterapia do Cican, será muito importante para o tratamento de pacientes oncológicos. “O serviço de radioterapia com braquiterapia será de extrema importância, visto que a estimativa é de atender mais de mil pacientes por mês, contemplando cerca de 200 municípios”, afirma Vilas-Boas.

O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que “o SUS vem ofertando o que a medicina dispõe de mais moderno para diagnosticar e tratar precocemente os diversos tipos de câncer, seja na capital ou no interior, por isso, estão em construção novas unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Juazeiro, Barreiras, Irecê e Porto Seguro”, afirmou.

Atualmente o Cican oferece atendimento em ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, a população conta com assistência em odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, bem como procedimentos diagnósticos para todo tipo de câncer, principalmente para o de próstata (biopsia guiadas por ultrassom) e o de mama (cory biopsy – tecnologia avançada para o diagnóstico de câncer).

Recepção do  Centro de Diagnóstico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN),

Recepção do Centro de Diagnóstico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN),

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]