As maravilhas do São João na Bahia

Festejos juninos da Bahia são marcados pela tradição e contam com ampla participação popular.

Festejos juninos da Bahia são marcados pela tradição e contam com ampla participação popular.

Junho começa e o mês mais festivo do estado da Bahia já inicia as comemorações das festas dos santos mais queridos do Nordeste. Santo Antônio, São João e São Pedro recebem homenagens em praticamente todos os municípios do estado e a região metropolitana não ficaria de fora de tanta animação. Tem evento acontecendo por aqui também!

Se você gosta de festejar e pode abusar do bolso, por que não tenta a festa no complexo de hotéis de Sauípe? O magnífico resort vai comemorar o São João em grande estilo! Eles prepararam uma grande recepção aos hóspedes, seja da Bahia mesmo ou de fora, com muita comida gostosa, música e dança de primeira.

De 20 a 31 de julho, qualquer um dos ocupantes dos cerca de 1.500 quartos disponíveis no complexo vai encontrar apresentações de grupos folclóricos, trios tocando o autêntico forró de pé de serra e quadrilhas. Tem até uma novidade chamada Vila Assombrada, uma “autêntica” casa cheia de sustos, pra criançada voltar cheia de “causos” pra contar.

Se infelizmente seu bolso ainda não permite uma comemoração como esta, tá na hora de você ajudar sua sorte. Até a loteria encontrou uma maneira de comemorar a festança. Trata-se da Quina de São João, que vai distribuir a bolada de 140 milhões de reais em seu concurso 5002. Dá pra brincar o São João em alto estilo pro resto da vida, é ou não é?

Em Salvador, também vão rolar algumas festas fechadas, mas a grande atração ainda é o São João do Pelô. Gratuito, com apresentações de grupos típicos, muita barraquinha vendendo comida junina, licor e outras iguarias – nem a baiana de acarajé pode faltar, não é? – mas são os shows que costumam atrair muita gente.

Este ano, as principais atrações já confirmadas são: Adelmário Coelho, Targino Gondim, Del Feliz, Geraldo Azevedo, Flávio José, Colher de Pau, Flávio José, Jorge Zarath, Colher de Pau, Gereba, Cacau com leite, bando Virado no Mói de Coentro e muitas outras.

E não é apenas no Pelourinho e adjacências que o forró vai rolar até de manhã. Este ano, a cidade baixa também vai ter os seus agitos! E com atrações muito boas! Vai ter Luan Santana, Aviões do Forró, Estakazero, Saulo, Pablo, Seu Maxixe e outros artistas, tudo na Praça João Martins, em Paripe. Uma ótima opção para os moradores da redondeza, não é?

O espaço onde havia o Wet‘n wild, na Avenida Paralela, abriu as comemorações juninas no último dia 1. Foi lá que aconteceu o 30º Arraial do Galinho. Uma pequena cidade do interior foi reproduzida no local, com direito a concurso de quadrilhas, barracas típicas e vários shows gigantes.

O recentemente falecido Gabriel Diniz seria uma das atrações do evento, infelizmente. Mas na festa, aconteceram lindas homenagens ao artista, nas apresentações dos artistas Marília Mendonça, Lambassaia, Tayrone, Saia Rodada e Thulio Milionário. GD esteve presente no coração de seus fãs.

Outras festas fechadas, tradicionais no estado, já estão programadas com atrações muito aguardadas. O Forró do Piu Piu, em Amargosa, acontece no dia 23 de junho, com Wesley Safadão, Leo Santana, Zé Neto & Cristiano e outros. Ingressos a 160 a 500 reais, com direito a open bar.

Já o Forró do Sfrega, em Senhor do Bonfim, vai rolar nos dias 22, 23 e 24 e as atrações são sensacionais. DJ Alok, Bell Marques, Xand Avião, Ferrugem, Leo Santana, Aviões do Forró e muitos outros.  Os valores variam entre 60 e 1290 reais, com ou sem open bar, camarotes ou pista. Tem pra todos os gostos e bolsos.

Decoração com motivos juninos ornamenta Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador.

Decoração com motivos juninos ornamenta Centro Histórico do Pelourinho, em Salvador.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).