Salvador: Tonho Matéria e Atabasabar animam Sarau de Itapuã 

Objetivo é proporcionar ao público uma conexão com a arte e, principalmente, a história da Bahia e da África.

Objetivo é proporcionar ao público uma conexão com a arte e, principalmente, a história da Bahia e da África.

O cantor Tonho Matéria e a banda Atabassabar vão se apresentar na próxima segunda-feira, 13, a partir das 18h, às margens da Lagoa do Abaeté, na Casa da Música, espaço cultural administrado pela SecultBA. O Sarau de Itapuã tem entrada franca.

Com mais de 25 anos de carreira, Tonho Matéria é cantor e compositor. Versátil, ele mescla o samba-reggae com World Music, tem mais de 500 canções gravadas e já excursionou por diversos países levando a cultura negra, principalmente a capoeira e a música afro baiana.

Já a banda Atabasar tem como marca maior no seu trabalho a valorização do tambor. O instrumento percussivo é o agente e simboliza uma forma de comunicar, vibrar e difundir o toque do instrumento com a batida do coração. O objetivo é proporcionar ao público uma conexão com a arte e, principalmente, a história da Bahia e da África. Os verdadeiros mestres da banda são os percussionistas que se unem com o objetivo de levar alegria, paz, interatividade e música para os espectadores

Essa edição do Sarau de Itapuã também vai contar com a exibição do filme “AIUÊ: Escutando o Sons dos Quilombos”, que versa sobre os sons presentes nas comunidades quilombolas de Salvador e Região Metropolitana. A produção foi concebida pelos cineastas negros baianos Donminique Azevedo (documentarista, jornalista e educadora), Danilo Umbelino (cineasta e diretor de fotografia), Leo Rocha (musicista e cineasta), e Uiran Paranhos (cineasta e técnico de som direto), entre outros.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Agenda

O que: Sarau de Itapuã

Quando: 13 de maio, às 18 horas

Atrações: Tonho Matéria / Banda Atabasabar / Filme “AIUÊ: Escutando o Sons dos Quilombos”

Onde: Sala Multiuso/Casa da Música

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]