Prefeitura de Alagoinhas apresenta programação do São João 2019

Prefeitura de Alagoinhas apresenta programação do São João 2019.
Prefeitura de Alagoinhas apresenta programação do São João 2019.
Prefeitura de Alagoinhas apresenta programação do São João 2019.
Prefeitura de Alagoinhas apresenta programação do São João 2019.

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas divulgou nesta segunda-feira (20/05/2019) programação oficial do São João com cerca de 30 atrações confirmadas. O evento está voltado à força da tradição e às raízes da identidade cultural. A

Programação 2019 consolida Alagoinhas no calendário junino do estado e convoca o grande público para o “arrasta pé”. No total, serão 10 dias de shows, que começam com o tradicional “Trem do Forró”, no dia 12 de junho, quando a animação chega à estação ferroviária e leva moradores e visitantes para uma viagem programada com sanfona e zabumba nos trilhos do trem. A novidade, para esta edição, é de uma nova classe integral de passageiros: são esperadas cerca de 100 pessoas a cada embarque e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) informou que a previsão é fazer, de 12 a 16 de junho, pelo menos 22 viagens como parte da programação.

“Será uma grande festa para todos os gostos. O nosso São João vem com o forró pé de serra, para contemplar os amantes da música tradicional nordestina, então, na grade de shows, temos muitos músicos, forrozeiros e sanfoneiros de Alagoinhas, valorizando a cultura local. Mas não é só isso. A programação é diversificada e temos melhorias na estrutura para receber os visitantes. É uma festa grande que movimenta o comércio local, atrai pessoas de outras cidades e gera receita para o nosso município”, afirmou o prefeito Joaquim Neto durante a coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (20).

As atrações principais sobem ao palco nos dias 22 e 23 de junho, na Avenida Joseph Wagner. Entre os artistas confirmados estão Adelmário Coelho, Zé Ribeiro, Orquestra Sanfônica da Bahia, Xote Mania, Devinho Novaes, Chinelo Baiano, Flávio José e Bell Marques, que fecha a programação do domingo (23).

A festa junina, entretanto, em Alagoinhas, começa antes do circuito oficial na avenida. Nos dias 18, 19 e 21 de junho, a Vila de Santo Antônio mescla, a partir das 17 horas, apresentações culturais, feira de comidas típicas, quadrilha e forró com bandas locais no Mercado do Artesão. A entrada é gratuita.

Resgate da tradição

Trazendo no repertório shows de forrozeiros como Adelmário Coelho e Flávio José, nos ritmos da música popular nordestina, a Prefeitura de Alagoinhas busca, nas origens, os instrumentos para fazer a festa do São João 2019.

Resgatando influências do xote, do baião e do xaxado, a programação deste ano valoriza o forró pé de serra e chama o público para os clássicos da música tradicional do Nordeste. Segundo a secretária municipal de cultura, esporte e turismo (SECET), Iraci Gama, é uma forma de rememorar os festejos antigos, retomando a empolgação das fogueiras, do forró das famílias e das festas juninas de bairro.

“Durante muitos anos, os festejos de junho animaram as famílias de Alagoinhas, com mesa farta de canjica, bolos, laranjas, licores de vários sabores, principalmente o famoso licor de jenipapo. O forró pé de serra estava em toda a casa que os donos lavavam, botavam areia alva do cachorro magro no piso e salpicavam com folha de pitanga, para subir o cheirinho delicioso da planta quando fosse esmagada debaixo dos pés dos dançarinos. Era uma beleza ver, sentir e provar. E não podemos esquecer das alvoradas ‘São João passou por aqui?’. As fogueiras ardendo em todas as portas, para assar milho, batata, cana, carne. A nossa festa ia além do mês de junho porque a data do aniversário da cidade – 2 de julho – estava tão próxima que as crianças se encarregavam de alimentar as fogueiras. O tempo foi passando, a vida modificando e os eventos perdendo força. O povo daqui começou a sair para outras cidades. Mas, em 2017, um gestor festeiro assumiu a prefeitura e foi ouvindo, em diferentes pontos da cidade, um maior interesse da população pelo São João do que pela Micareta, por exemplo. E optou por fazer o resgate dessa festa que trouxe o trem do forró, a Vila de Santo Antônio da Lagoinha, quadrilhas e alvoradas cheias de animação. A festa deste ano traz um pouco disso tudo”, salientou Iraci Gama.

A Secretaria de Cultura informou ainda que o forró pé de serra é também o principal foco da Vila Santo Antônio, que traz, este ano, shows de bandas da terra nos dias 18, 19 e 21 de junho.

Estrutura e expectativa de público

Preparada para receber mais de 50 mil pessoas na Avenida Joseph Wagner, onde será montado o palco principal do São João 2019, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) comunicou que, este ano, o circuito oficial do evento será invertido: para facilitar o trânsito de pessoas e veículos, melhorando a logística das ruas adjacentes, o palco de atrações principais será montado na 2ª rotatória da Rua Santos Dumont.

Outro diferencial é o espaço alternativo: o “1°ForReggaeRock” recebe bandas de outros estilos musicais paralelamente ao palco principal. A intenção, segundo a Secretaria de Cultura, é proporcionar uma mistura eclética que contemple vários ritmos na organização.

Movimento da economia local

Segundo a diretoria de turismo do município, a previsão é de que os festejos juninos alavanquem as vendas e impulsionem o comércio local nesta época do ano. No lançamento oficial do evento, o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Alan Borges, disse que espera um acréscimo significativo do número de hóspedes na rede hoteleira e um aquecimento do comércio.

Para o prefeito Joaquim Neto, é também mais uma forma de atrair pessoas e recursos à cidade. “Nosso município foi incluído no Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo, em 2017. O que temos buscado, desde então, é justamente atrair esses visitantes. Uma festa tradicional como o São João é uma ótima oportunidade para potencializar esse setor. Temos todas as qualidades para tornar Alagoinhas referência na área, entre o agreste baiano. A realização do São João é uma oportunidade excelente para apresentarmos a cidade não só aos baianos, mas às pessoas de todos os cantos que buscam os festejos juninos tradicionais”, pontuou o gestor.

Segurança

Os dias de festa, em Alagoinhas, contarão com apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal (GCM) para garantir um ambiente seguro à população. A Administração Municipal informou que grupos de reforço da GCM vão compor o efetivo policial no São João 2019 e comunicou que patrulhas do 4° Batalhão de Polícia Militar também atuarão diretamente durante a programação prevista.

Postos elevados de observação estarão dispostos ao longo do circuito oficial e no portal de entrada. Segundo a Guarda Municipal, medidas estratégicas também serão adotadas para garantir a segurança e tranquilidade das famílias.

Um posto de atendimento da saúde e uma unidade do corpo de bombeiros também estarão atuando no local.

Programação oficial

Circuito Joseph Wagner

– Dia 22/06

Orquestra Sanfônica da Bahia

Zé Ribeiro

Adelmário Coelho

Xote Mania

Devinho Novaes

– Dia 23/06

Zé Duarte

Xinelo Baiano

Flavio José

Luziel

Bell Marques

Trem do  Forró

Data: De 12 a 16 de junho

Horário: Das 9 horas às 17 horas

Saída: Fundação Iraci Gama (FIGAM)

Duração da viagem: 40 min

Ingressos: Devem ser adquiridos na FIGAM. Para adquirir a passagem, o cidadão deve levar 1 lata de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica, que serão destinados a instituições de caridade

Programação

– 12/06: Alunos da rede pública municipal e de escolas particulares

– 13/06: Funcionários da VLI (manhã) e público em geral (tarde)

– 14/06: Instituições filantrópicas (manhã) e funcionários públicos (tarde)

– 15/06: População em geral

– 16/06: Grupo de mulheres do Jardim Petrolar/ Polícia Militar encerrando com a torcida atleticana padronizada

Vila de Santo Antônio

Data: 18, 19 e 21 de junho

Horário: A partir das 17 horas

Local: Mercado do Artesão

Atrações: bandas da terra / feira de comidas típicas / quadrilhas / apresentações culturais / barracão da solidariedade

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141316 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.