O presidente Jair Bolsonaro tornou-se um pária entre os liberais, diz jornal Financial Times

Jornal Financial Times diz que o presidente Jair Bolsonaro não consegue atrair investidores estrangeiros por conta das posições polêmicas.

Jornal Financial Times diz que o presidente Jair Bolsonaro não consegue atrair investidores estrangeiros por conta das posições polêmicas.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, pode estar fazendo mais inimigos do que gostaria. Esse é o tom de uma reportagem publicada pelo jornal inglês, Financial Times, nesta sexta-feira (17/05/2019), ressaltando o incidente do boicote à sua visita a Nova York para receber o prêmio de personalidade do ano da Câmara de Comércio da cidade.

Os inúmeros protestos contra Bolsonaro, qualificando-o como homofóbico e inimigo do meio ambiente, fizeram com que o presidente desistisse de visitar a cidade. Na ocasião, o prefeito de NY, Bill de Blasio, disse que o ódio de Bolsonaro não era bem-vindo lá.

Com isso, o Financial Times ressalta que a intenção do presidente brasileiro, de usar o evento para atrair investidores estrangeiros em um momento em que os economistas cortam dia após dia as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), foi completamente frustrada.

Para o Times, os investidores desconfiam de Bolsonaro porque ele está passando tempo demais fomentando guerras contra a homossexualidade e o “marxismo cultural” e a favor das armas e faria muito pouco para tentar reaquecer a maior economia da América Latina por meio de reformas estruturais que gerem emprego e renda.

“O presidente Bolsonaro, que é amigo próximo de nacionalistas como Benjamin Netanyahu, de Israel, e Viktor Orban, da Hungria, tornou-se um pária que só consegue ser recebido com boas vindas calorosas pelos presidentes que concordam com a sua política”, disse ao Financial Times o professor de História da América Latina da Brown University, James Green.

*Com informações do Financial Times e Infomoney.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).