Missão da Bahia na Alemanha articula implantação de empresas de energia solar

Secretário estadual Walter Pinheiro debate investimento no setor de energia solar da Bahia com empresário da Alemanha, nesta quarta-feira (15/05/2019).

Secretário estadual Walter Pinheiro debate investimento no setor de energia solar da Bahia com empresário da Alemanha.

A atração das empresas alemãs do setor de energia solar Kriner, Kako e Siemens para a Bahia foi articulada, nesta quarta-feira (15/05/2019), por uma missão do Governo do Estado liderada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, durante a Intersolar Europa, a maior exposição mundial do setor, realizada em Munique (Alemanha). O superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, também participa da missão.

Nas reuniões, avançaram as tratativas para a vinda dessas três empresas para o estado, visando desenvolver ainda mais o setor, em especial, a geração de energia distribuída. “As reuniões geraram muito interesse das empresas, das quais a Kriner produz estruturas metálicas para equipamentos solares e tem parceria com fabricantes de painéis solares. A Kaco produz inversores e a Siemens atua como produtora de equipamentos elétricos e integradora de sistemas, sendo umas das maiores empresas do mundo no setor elétrico, tendo recentemente adquirido a Gamesa Solar e a Kaco, e está muito interessada na geração e venda de energia elétrica de fonte solar nos mercados livre e distribuído”, destacou Pinheiro.

Ainda de acordo com o secretário, ficou acertada uma agenda com a Siemens Energias Distribuídas no Brasil, no início de junho. Com Kaco, as conversas avançaram na direção de trabalhar com o plano e política para o setor de produção, buscando imediata ação com o Polo Industrial de Ilhéus. “Neste sentido, a aquisição da Kaco pela Siemens ajuda nesse processo, tendo em vista a experiência desta em já utilizar desses programas em outros produtos nas suas unidades de São Paulo”, completa Pinheiro.

Segundo Paulo Guimarães, nas próximas semanas o Governo da Bahia avançará nas conversas com essas empresas, “buscando definir modelos que possam atrair os setores público e privado a adquirir este tipo de energia na forma de serviço prestado por empresas privadas”.

A Intersolar Europe é a principal exposição do mundo para a indústria solar e seus parceiros e acontece anualmente no centro de exposições Messe München em Munique. A exposição e a conferência do evento concentram-se nas áreas de energia fotovoltaica, tecnologias solares térmicas, usinas solares, bem como infraestrutura de rede e soluções para a integração de energia renovável. Desde que foi fundada, há 27 anos, a Intersolar se tornou a mais importante plataforma industrial para fabricantes, fornecedores, distribuidores, provedores de serviços e parceiros da indústria solar.

Porto Seguro

Ainda em Munique, na terça-feira (14), o secretário Pinheiro e Paulo Guimarães se reuniram com o CEO da empresa Hirmer, Christian Hirmer, para discutir a implantação de um grande projeto na região de Porto Seguro.  O projeto envolverá a implantação do novo aeroporto de Porto Seguro, de um grande projeto hoteleiro, de turismo e serviços na região, envolvendo a comunidade local no fornecimento de produtos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]