Estudantes de Feira de Santana são recebidos pelo governador Rui Costa e falam sobre impacto do esporte na vida escolar

Governador Rui Costa recebe, em audiência, Santana Geovanna Teles Mineiro e Álvaro Vinícius Alves estudantes da rede estadual de Feira de Santana.

Governador Rui Costa recebe, em audiência, Santana Geovanna Teles Mineiro e Álvaro Vinícius Alves estudantes da rede estadual de Feira de Santana.

Os estudantes Geovanna Teles Mineiro, 15 anos, 2º ano, do Colégio Estadual Rotary, e Álvaro Vinícius Alves, 17 anos, 2º ano do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, de Feira de Santana, foram recebidos pelo governador Rui Costa e pelo subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, nesta terça-feira (21/05/2019), na Governadoria. Os dois estudantes são destaques na Corrida de Orientação, esporte que utiliza mapas e bússolas para percorrer determinadas distâncias. Eles se envolveram com a modalidade na escola, quando a prática passou a fazer parte da rotina escolar associada a conteúdos como Matemática, Física e Geografia.

Desde então, a Corrida de Orientação tem feito toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem de Geovanna e de Álvaro e também contribuído para que os dois alcancem novas perspectivas de vida. Tanto é que Geovanna foi convocada para compor a Seleção Brasileira de Orientação e vai disputar o Campeonato Mundial Junior de Orientação, entre 6 e 12 de julho, na Dinamarca. No currículo, ela coleciona vários títulos. É campeã baiana de Orientação (2015); campeã da Copa Nordeste de Orientação (2016); campeã no Campeonato Brasileiro de Orientação (2017); campeã Sulamericana de Orientação (2017) e, no Uruguai, levou o título de campeã na categoria Sprint; de vice-campeã, no percurso médio e ficou no 3º lugar no percurso longo. E em março deste ano, na primeira etapa do Campeonato Baiano de Orientação, já garantiu o primeiro lugar. Já Álvaro coleciona as medalhas de campeão no Campeonato Metropolitano; vice-campeão no Campeonato Nordestino, em Porto de Galinha; e de terceiro lugar no Campeonato Baiano, todos no ano passado. Este ano, já é campeão na primeira etapa do Campeonato Baiano 2019.

Geovanna fala sobre os benefícios da Orientação para o seu processo de aprendizagem. “Em cada corrida vivemos novas emoções, estudamos novos mapas, novas rotas e é sempre uma oportunidade de testarmos os conhecimentos das aulas de Biologia, Geografia, Matemática, Física. Isto porque precisamos, por exemplo, saber ler o mapa com precisão, calcular distância, velocidade. Por se tratar de um esporte que estimula o raciocínio, acaba trazendo benefícios no rendimento escolar”, relata a estudante, ao falar, ainda, sobre o encontro com Rui. “Muito importante apresentar o esporte para o governador e poder utilizar o canal para divulgar a iniciativa para as escolas e o público em geral. Principalmente por ser uma ação interdisciplinar, que pode ajudar bastante no conhecimento dos estudantes e aqueles que se interessam pelo esporte”, disse.

Álvaro, que é um dos 85 estudantes participantes do projeto de Corrida de Orientação, no Assis Chateaubriand, também falou como o esporte contribui para a melhora do seu rendimento escolar. “Nunca tinha me interessado por esportes até os professores da minha escola me estimularem a participar. Já tenho dois anos e meio que pratico e o saldo positivo reflete bem nos estudos, porque minhas notas e o meu comportamento melhoraram e meu raciocínio ficou mais rápido”, conta o aluno, que também descreveu a sensação de ser recebido na Governadoria. “Sou muito grato de estar com o governador falando do esporte que mudou a minha vida. Jamais esperei isso. Então, é um momento realmente de realização e concretização de um sonho em mostrar esse esporte muito importante para mim, e que eu pretendo tornar mais popular entre meus colegas”, ressaltou.

O governador Rui Costa falou da importância da iniciativa nas escolas. “Tenho que admitir que não conhecia o esporte, mas é perceptível a mudança que promoveu para estes alunos. Seria muito bacana difundir esse esporte, começando por Feira de Santana, e levando para toda a Bahia. Os jovens estão de parabéns pelas conquistas e os professores mostram como uma iniciativa deles pode mudar a vida dos estudantes. Vamos ver com a Secretaria da Educação e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia como podemos dar mais suporte”, ressaltou.

Os dois estudantes foram acompanhados pelas técnicas e professoras do Colégio Estadual Assis Chateaubriand, Erika Mineiro, de Biologia, e Denise Alves, de Educação Física; pelo professor de Matemática da mesma unidade escolar, Nadson Lima, que integra o projeto interdisciplinar; e por  Nilson Mineiro, representante da Equipe Calangos do Sertão. Érika é mãe de Geovanna e de Guilherme, ex-aluno da rede estadual, que também representará o Brasil no Campeonato Mundial de Orientação, na Dinamarca. A professora fala, orgulhosa, sobre a revolução que a Corrida de Orientação fez na vida dela, da família e dos seus alunos. “A Orientação mudou a minha vida. Hoje a minha família é mais forte por causa do esporte e os estudantes da minha escola têm um brilho no olhar, têm garra para enfrentar os desafios da vida. Com este esporte, em sala de aula e nas aulas de campo, os alunos aprendem a usar a bússola; ganham noções de Cartografia com leituras de mapas temáticos; e são estimulados a pensar na Matemática e na Física, por conta dos cálculos de deslocamentos, e a ter uma convivência respeitosa com as pessoas e com a natureza”, afirmou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]