Diretores do IBGE são exonerados; Resultado de dados estatísticos incomoda Governo Bolsonaro

Susana Cordeiro Guerra, presidente do IBGE.

Susana Cordeiro Guerra, presidente do IBGE.

Os diretores de Pesquisas, Cláudio Dutra Crespo, e de Informática do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Santana Beviláqua, foram exonerados pela presidente do instituto, Susana Cordeiro Guerra. No lugar de Crespo, vai assumir o cargo, o demógrafo e economista Eduardo Rios-Neto. Para substituir Beviláqua foi indicado o economista David Wu Tai.

Segundo o IBGE, o novo diretor de Pesquisas é professor titular aposentado na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG).

Rios-Neto também presidiu a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) entre 1998 e 2002 e é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. O professor também foi presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (2004-2010) e vice-presidente do comitê organizador da Comissão sobre População e Desenvolvimento do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010. Rios-Neto é PhD em demografia pela Universidade da Califórnia/Berkeley e pós-doutor pela Universidade do Texas-Austin.

O novo diretor de Informática David Wu Tai é funcionário do IBGE há 40 anos e ocupou os cargos de coordenador de Contas Consolidadas do Setor Público, coordenador do Censo no Estado de São Paulo, chefe de Divisão de Coleta e delegado da Unidade Estadual de São Paulo.

Wu Tai foi diretor-geral e coordenador Operacional dos Censos e atuava como coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI), preside o Comitê de Sigilo do IBGE e é graduado em Ciências Econômicas pela FAAP/SP e mestre em administração aplicada à economia pela FGV/SP.

A presidente do instituto também decidiu que a atual assessora no Centro de Documentação e Disseminação de Informações, Marise Maria Ferreira, vai passar a ocupar o cargo de Coordenadora Geral do CDDI.

Susana Cordeiro Guerra agradeceu o desempenho de Crespo e Beviláqua e elogiou o trabalho dos dois. “A presidente manifesta seu agradecimento e reconhecimento pelo empenho, qualidade técnica e compromisso institucional demonstrado pelos diretores Cláudio Crespo e José Santana Beviláqua no período em que trabalharam juntos”, informou em nota o IBGE.

*Com informações da Agência Brasil.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).