Secretaria da Educação da Bahia mobiliza estudantes para as Olimpíadas Nacionais em várias áreas do conhecimento

Estudantes da Bahia são mobilizados para edição 2019 das Olimpíadas Nacionais.

Estudantes da Bahia são mobilizados para edição 2019 das Olimpíadas Nacionais.

A Secretaria da Educação do Estado está incentivando os estudantes da rede estadual a participarem das diversas olimpíadas nacionais e estaduais, em distintas áreas do conhecimento, cujas inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente. As olimpíadas são espaços importantes de valorização dos estudantes e professores, além de contribuírem para o desenvolvimento das habilidades nos mais variados componentes curriculares. Entre as Olimpíadas que estão com inscrições abertas estão: a Brasileira de Cartografia até (24/04/2019), a Olimpíada Nacional em História do Brasil até (26/04), a Olimpíada de Língua Portuguesa até (30/04), a Olimpíada Brasileira de Física até (03/05) e Olimpíada Brasileira de Robótica até (17/05).

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, fala que as Olimpíadas contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Estamos em uma fase de fortalecimento de uma agenda da Educação da Bahia. Neste momento, dentre as atividades que estamos realizando está a mobilização das diversas olimpíadas, em diferentes áreas do conhecimento, cujas inscrições estão abertas. É importante que todos os colegiados escolares mobilizem os estudantes”, destacou

.Em sua sexta edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – 2019 tem como proposta contribuir para a melhoria da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país. Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a olimpíada consiste em um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Esta edição reforça a valorização da interação de crianças e jovens com os seus territórios, a partir do tema “O lugar onde vivo”. Para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

As inscrições da Olimpíada de Língua Portuguesa deverão ser feitas pelos professores, exclusivamente, pelo Portal Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br), até as 23:59 horas (horário de Brasília) do dia (30/04/2019). Os textos dos alunos podem ser feitos nos gêneros Poema, Memórias literárias, Crônica, Artigo de opinião e Documentário (vídeo). Os educadores, no caso, orientarão seus alunos, em sala de aula, durante as oficinas de produção de texto.

Outra olimpíada concorrida é a nacional de Física, realizada em três fases, a partir de um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os objetivos de despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar o Ensino Superior público do Ensino Médio; e identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas. As inscrições podem ser feitas até o dia (03/05) e estão aptos a participar estudantes de estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]