Mercado Municipal de Santa Inês é entregue à população reformado

Vista da fachada do Mercado Municipal de Santa Inês.

Vista da fachada do Mercado Municipal de Santa Inês.

A população de Santa Inês, município localizado no Território Vale do Jiquiriçá, recebeu neste sábado (13/04/2019), o Mercado Municipal de Santa Inês, totalmente reformado. A ação foi executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O investimento total, de R$506,4 mil, foi aplicado na melhoria das condições da infraestrutura para comercialização da produção local e higienização do local, oferecendo condições sanitárias adequadas aos consumidores e comerciantes. Além do mercado, foi assinado também, o convênio com Mais Ater, projeto do governo estadual, executado pela Bahiater/SDR, que tem o objetivo de é estruturar, com veículo e equipamentos, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), voltado para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assentados de reforma agrária, jovens e mulheres, prestado pela Secretaria de Agricultura do município.

Para o chefe de Gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, que representou o titular da SDR, Josias Gomes, no evento, financiar uma obra como essa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, que tirou o mercado da situação em que estava, para a atual, está oportunizando a pais e mães de famílias a trazerem seus produtos das propriedades rurais para que a população da cidade possa consumir esses produtos: “Ações como essa, fortalecem o homem e a mulher do campo, mas sobretudo, oferece dignidade às pessoas que compram, sabendo quem produz, o agricultor, agricultora, assentado de reforma agrária, tem uma importância muito grande. Valorizar um equipamento desse é importante para todos, para aqueles que compram e que vendem, gerando desenvolvimento para o município”.

A artesã, Conceição Brito, que faz parte de um grupo de artesãos da Pastoral do Idoso, utiliza, entre outros materiais, a palha do licuri para a confecção de peças artesanais, ressalta a importância, com a reforma do mercado, de ter um espaço adequado para expor e comercializar seus produtos: “Nós agora temos um espaço para vender nossos produtos e as outras cidades poderão vir aqui comprar e agora nós temos ainda mais prazer de fazer esse trabalho aqui em Santa Inês”.

Hemerson Eloi, conhecido como professor Emerson, prefeito de Santa Inês, destacou a relevância de uma obra como a da reforma do mercado municipal para a população do município, observando que foi possível a partir da parceria feita com o Governo do Estado, por meio da CAR/SDR, e a participação de parlamentares: “Com a reforma do mercado criamos novos espaços, específicos, para os produtores comercializarem, sobretudo produtos da agricultura familiar, que é um setor produtivo e tem recebido investimentos constantes, com o pensamento de melhorar a produção, para que a comunidade receba esses produtos, com um preço mais em conta”.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]