Filho de Paulinho da Viola, violonista João Rabello é destaque em produções inéditas no SescTV

SescTV exibe duas produções com o violonista João Rabello, cujo repertório musical transita entre composições populares e eruditas.

SescTV exibe duas produções com o violonista João Rabello, cujo repertório musical transita entre composições populares e eruditas.

No dia (14/04/2019), domingo, a partir das 21 horas, o SescTV exibe duas produções com o violonista João Rabello, cujo repertório musical transita entre composições populares e eruditas. Documentário da série Passagem de Som acompanha o músico em visitas ao artista plástico e músico Newton Mesquita, ao expressivo violonista clássico brasileiro Fábio Zanon e ao prestigiado luthier japonês Shigemitsu Sugiyama. O programa também revela os bastidores do show, gravado no Teatro Anchieta, exibido na sequência na série Instrumental Sesc Brasil. A direção geral das duas produções é de Max Alvim.

João Rabello têm a música popular no sangue. O artista é filho do cantor e compositor Paulinho da Viola e neto, pelo lado paterno, do violinista César Faria, fundador do grupo Época de Ouro. A música também é herança da família materna de João. Ele é sobrinho do mestre do violão sete cordas, Raphael Rabello.

Aos 24 anos, João lançou seu primeiro disco solo, Roendo as Unhas (2006), nome de um choro antigo de seu pai. O álbum traz peças eruditas e populares de outros autores, além de composições próprias. Seu segundo CD, Uma Pausa de Mil Compassos, foi lançado em 2011 e tem repertório quase todo autoral. Com dois álbuns gravados, João transita entre o erudito e o popular, sem necessariamente se definir em algum estilo.

No Passagem de Som, João visita o ateliê de Newton Mesquita, em São Paulo, onde o artista plástico faz uma leitura de seus quadros e fala sobre os processos de criação de suas obras. Newton é um grande amigo de Paulinho da Viola e viu João crescer. O músico vê muita semelhança entre as canções e a pintura. “Ambos são trabalhos solitários, a pintura é uma referência para tornar objetivo o que a música tem de subjetivo”, explica João. Segundo o violonista, a pintura legitima um tipo de liberdade. Seus traços não são perfeitos como na música, onde a linha também não precisa ser reta.

Ainda no documentário, João vai ao encontro de Fábio Zanon, um dos mais prestigiados violonistas clássicos do Brasil. Ele também visita o luthier Shigemitsu Sugiyama, a quem entrega o violão Sugiyama – que era de seu pai – para fazer a afinação do instrumento.

Logo após o Passagem de Som, o Instrumental Sesc Brasil apresenta o show de João Rabello, gravado no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na capital paulista, em março de 2018. O repertório é formado por composições de seus dois discos.

 Repertório: Dobrando Esquinas; Enquanto Esqueço; Flor Nenhuma; Improvisos ao Amanhecer; Um Choro Perdido; Procurando; e Rubro e Outras Esquinas, todas de João Rabello; além de Inesquecível e Roendo as Unhas, ambas de Paulinho da Viola; e Consolação e Canto de Ossanha, estas de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

 Músicos: João Rabello (Violão); Matias Correa (Contrabaixo acústico) e Cassius Theperson (Bateria).

 Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Agenda

O que: Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

João Rabello

Quando: 14 de abril, às 21 horas.

Classificação Indicativa: Livre

Assista ao vivo pelo site sesctv.org.br/aovivo

Confira Vídeo

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]