Eleições 2020: Por unanimidade, PT lança pré-candidatura de Zé Neto à prefeito de Feira de Santana

Petistas definem José Cerqueira Neto (Zé Neto) como candidato à prefeito de Feira de Santana, nas eleições de 2020.

Petistas definem José Cerqueira Neto (Zé Neto) como candidato à prefeito de Feira de Santana, nas eleições de 2020.

Na tarde desse sábado (13/04/2019), a executiva, o diretório, a militância, filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT), se reuniram em Feira, com a presença do deputado federal Zé Neto, do deputado estadual Robinson Almeida e do vereador Alberto Nery, com o objetivo de estabelecer a tática eleitoral para 2020, com mais de 250 presentes, especialmente no tocante à composição da chapa de pré-candidatos a vereadores.

Nessa próxima eleição, o processo traz como inovação a impossibilidade de coligação para disputa do legislativo. Ou seja, a chapa proporcional não terá mais a possibilidade de composição com outros partidos como era no passado, onde vários partidos se reuniam em uma coligação que viabilizava a eleição de vereadores com a votação pouco expressiva, mas viáveis com a realização das coligações. Assim sendo, decidiu o Partido, por iniciar a montagem dos trabalhos para 2020, com a escolha de seu pré-candidato, anunciando que terá candidatura própria, podendo dialogar com outros partidos da base de governo, já que na majoritária é possível coligação. Na opinião da direção e da militância, dessa forma será possível uma chapa muito mais ampliada e de qualidade para fazer a disputa para o legislativo feirense e para chegar à Prefeitura de Feira com uma candidatura estruturada, competitiva e que seja trabalhada com antecedência e planejamento.

Para o deputado federal Zé Neto, “o Partido vive um momento muito importante de unidade e maturidade. E no comando da presidenta Ivannide Santa Bárbara e da direção partidária, executiva e diretório, nós estamos conseguindo harmonizar interesses e focar em 2020, com uma disputa de projeto, e não só um momento de candidatura de prefeito e de vereadores. Eu, como militante do PT, e soldado do projeto, farei o que for possível para justificar a confiança que o Partido está me dando nesse momento, ao lançar meu nome como pré-candidato, e farei o meu melhor para ajudar a construir, a partir de agora, uma Caravana por todo o município, principalmente nos distritos e nos bairros periféricos, estabelecendo também diálogos com setores produtivos e representantes dos trabalhadores, com o objetivo de apresentar para Feira de Santana, um projeto de cidade mais humanizada, com mais inclusão social, com mais políticas públicas e capaz de convencer a população que nós do Partido dos Trabalhadores podemos governar o município, ter vereadores e um gestor municipal eleitos representando os anseios da população com a dignidade que o povo merece. Só tenho a parabenizar a nossa direção partidária pela forma tranquila, serena e coerente com que tem conduzido os trabalhos partidários de nossa terra”.

De acordo com o deputado Robinson, “foram discutidas as estratégias restabelecendo a democracia, pois, só com ela, teremos condição de retomar o poder político. Temos que nos reconectar com o povo mais pobre e com a periferia, por isso esses encontros com a militância são essenciais. Precisamos de diálogo e precisamos do PT governando Feira!”.

A decisão de lançar a candidatura do Partido veio de uma proposta do vice-presidente Gerinaldo Costa, que foi acatada por unanimidade pela plenária, o que demonstra a unidade existente no Partido dos Trabalhadores em torno da disputa de 2020 e da defesa do projeto do PT, que passa pela luta contra a prisão ilegal do presidente Lula, contra a proposta da Reforma da Previdência e pela defesa do projeto comandado pelo governador Rui Costa na Bahia. Para a presidenta do Partido, Ivannide Santa Bárbara, “o fato de termos alinhado algumas posições, como o nome do companheiro Zé Neto como pré-candidato à Prefeitura de Feira, que hoje é o nome mais estruturado e com solidez no município, dá para a gente uma resposta aos que apostam nas nossas divergências, mostrando que temos sim um norte e um caminho definido para levarmos o nosso projeto com coerência e coesão”.

Por fim, o vereador Alberto Nery afirmou: “eu vim pensando em lançar a minha pré-candidatura a prefeito, mas ao ver que a candidatura de Zé Neto nasce do Partido e não do seu gabinete, o que é um passo de amadurecimento de Zé Neto e do Partido, acato a decisão aqui anunciada”.

Petistas definem José Cerqueira Neto (Zé Neto) como candidato à prefeito de Feira de Santana, nas eleições de 2020.

Petistas definem José Cerqueira Neto (Zé Neto) como candidato à prefeito de Feira de Santana, nas eleições de 2020.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).