Documentário ‘Clementina’ estreia no streaming; Filme conta a história de Clementina de Jesus, neta de escravos que virou ícone da MPB

Cartaz anuncia filme que conta a marcante história de Clementina de Jesus da Silva.

Cartaz anuncia filme que conta a marcante história de Clementina de Jesus da Silva.

O filme conta a marcante história de Clementina de Jesus da Silva, cantora brasileira de samba falecida em 1987. A produção pode ser encontrada nas seguintes plataformas digitais: Looke, iTunes, Google Play e Microsoft Store.

O documentário faz uma viagem através das músicas e da história de Clementina. Os sambas mais poéticos, o batuque cheio de balanço, os cantos religiosos que revelam uma comunicação forte com o mundo sagrado, vão nos levando para o profundo mundo de Quelé.

Marcada na história da MPB pela sua voz excepcional e repertório de música afro-brasileira, essa neta de escravos trouxe com o seu canto a alegria, a potência e o drama da condição do negro no Brasil. É considerada por muitos o elo perdido entre a Cultura Brasileira e as raízes Africanas.

Produzido por Mariana Marinho e Marco Abujamra, e dirigido por Ana Rieper, em 2018 o filme participou do 20º festival e do Rio e da 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Apesar de sua morte há mais de 30 anos, Clementina de Jesus, sua trajetória e sua música seguem servindo de inspiração até os dias atuais. Como diz Mariana Marinho: “Não tenho dúvidas de que se Clementina estivesse viva, sua voz forte de timbre único iria ecoar nos corações da sociedade e fazer lembrar da nossa história para não repetirmos os mesmos erros. ”

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]