Conteúdo inédito sobre Mestre Moa do Katendê estreia na TVE Bahia

Cartaz anuncia Conteúdo inédito sobre Mestre Moa do Katendê.

Cartaz anuncia Conteúdo inédito sobre Mestre Moa do Katendê.

Estreou quinta-feira (04/04/10), às 21:45 horas, na TVE Bahia, o conteúdo inédito que conta a história do capoeirista Moa do Katendê. Com o tema ‘Mestre Moa, Presente! ’, a produção faz o percurso inicial desde a criação do Afoxé Badauê, trazendo o capoeirista como personagem central, e finalizando com uma passagem pelos últimos 30 anos de vida, quando Moa se dedicou a viajar pelo mundo para espalhar o afoxé.

Dirigido pela documentarista Carolina Canguçu, com colaboração de Caroline Vieira e Silvana Moura, o conteúdo traz parte do material que foi veiculado sobre Mestre Moa este ano pela TVE, durante a transmissão do Carnaval. “São materiais inéditos do acervo da TVE dos carnavais de 79 e 80, além de entrevistas com os fundadores do Badauê e com artistas influenciados pelo Afoxé, como Caetano Veloso e Aluísio Menezes”, explica Carolina.

Criado pelos jovens que viviam no Engenho Velho da Federação, o Badauê surgiu em 1978 e, já no ano seguinte, desfilou na Avenida pela Primeira Vez. Sempre ligado ao candomblé e a capoeira, Mestre Moa trazia todas as suas referências para o Afoxé que, apesar de ter desfilado por mais seis carnavais, e ganhado por quatro vezes um concurso que elegia melhor Afoxé na época, teve uma carreira curta.

O filme conta ainda a história de Moa no início da década de 90, época em que o mestre de capoeira morava em São Paulo e criou o Afoxé Amigos do Katendê, com núcleos na capital paulista, em Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e na Europa, lugares que ele visitava dando aula de capoeira e de afoxé. Após sua morte, a família de Moa criou o Afoxé Amigos do Katendê Salvador, para dar continuidade ao trabalho desse homem multi talentoso, que era também compositor, dançarino, ogã, ativista e uma importante liderança cultural da Bahia.

O lançamento de ‘Mestre Moa, Presente! ’ acontece no dia 4 de abril, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, em Salvador. O evento para convidados terá a participação de grupos artísticos, culturais e religiosos, além de familiares de Moa.

O filme está disponível no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]