ALBA: Deputado José de Arimateia registra dia mundial de conscientização do autismo

José de Arimateia (Bispo José de Arimateia, PRB-BA), deputado estadual.

Bispo José de Arimateia, (PRB-BA), deputado estadual.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (02/03/2019), foi registrado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) pelo deputado José de Arimateia (PRB), que saudou ainda os 16 anos da Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA-Bahia), completos no último dia 21 de março de 2019.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (01), o republicano ressaltou que, para este ano, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu como tema central da data ‘Tecnologias assistivas, participação ativa’. “O tema diz respeito ao uso das ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem”, explicou.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e membro da Comissão de Saúde e Saneamento da Casa, Arimateia elogiou o trabalho da AMA, que, “com muita competência, empatia e amor, desenvolve uma atividade salutar pelo desenvolvimento da saúde e da inclusão social de pessoas com trastorno do espectro do autismo, o TEA, desde 21 de março de 2003”.

Segundo o parlamentar, a OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que existam, no país, dois milhões de autistas; enquanto a AMA informa que, na Bahia, o número de casos de TEA soma 22 mil pessoas. “Gostaria de deixar o meu alerta de que a informação é sempre a melhor defesa contra o preconceito”, finalizou o deputado.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]