Serviço de Remoção de Animais Mortos de Feira de Santana presta cerca de 30 atendimentos diariamente

Em média, 35 animais mortos, de pequeno porte, como cães e gatos, são recolhidos, diariamente, em Feira de Santana.
Em média, 35 animais mortos, de pequeno porte, como cães e gatos, são recolhidos, diariamente, em Feira de Santana.
Em média, 35 animais mortos, de pequeno porte, como cães e gatos, são recolhidos, diariamente, em Feira de Santana.
Em média, 35 animais mortos, de pequeno porte, como cães e gatos, são recolhidos, diariamente, em Feira de Santana.

Em média, 35 animais mortos, de pequeno porte, como cães e gatos, são recolhidos, diariamente, em Feira de Santana pela Prefeitura. A ação é realizada pelo Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), através do Serviço de Remoção de Animais Mortos.

De acordo com o secretário Justiniano França o serviço de recolhimento, armazenamento e transporte de animais mortos requer cuidados especiais.  “Essa atividade é feita por duas equipes, cada uma composta por um motorista e um agente da limpeza pública, que utiliza um veículo picape e equipamentos apropriados, como luvas, máscara de proteção e sacos plásticos. Após todos esses procedimentos legais, o animal morto é descartado numa área apropriada do aterro sanitário de Feira de Santana”, informou.

Para ele, a consciência de que existe risco potencial de contaminação deve estar sempre presente na conduta dos profissionais do Serviço de Remoção de Animais Mortos e da população. “Infelizmente, ainda é muito grande o número de animais mortos depositados em terrenos baldios, vias públicas ou aterrados, situação que traz sérios riscos à saúde pública e ao meio ambiente”, lamentou.

Animais silvestres e animais de grande porte

Além dos animais domésticos, a SESP também faz o trabalho de remoção de animais silvestres de pequeno porte, a exemplo de sariguês, papagaios e urubus. Já os animais de grande porte, como cavalos e porcos, são recolhidos pela empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A, que é responsável pela coleta dos resíduos sólidos domiciliares, entre outros serviços relacionados à limpeza pública no município.

Os serviços supracitados podem ser solicitados por meio da Central de Atendimento 156 da Prefeitura Municipal de Feira de Santana ou pelos contatos telefônicos do Departamento de Limpeza Pública da SESP de segunda a sábado, nos horários das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

A senhora Edna Regina, moradora da rua Salinas, nº 103, no bairro Sobradinho, e dona Iracema Coutinho Matos de Vasconcelos, que reside na rua 31 de Março, no bairro Serraria Brasil, foram atendidas na manhã desta quinta-feira, 07, pelo Serviço de Remoção de Animais Mortos da SESP. Ambas as solicitações foram em relação a cães mortos, sendo um por velhice e o outro por causa ainda desconhecida.

Apesar de estarem visivelmente tristes, em virtude da perda do animal de estimação, elas se mostraram satisfeitas com a qualidade do atendimento, destacando que os profissionais da limpeza pública agiram com rapidez e profissionalismo.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141340 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.