Salvador: Solenidade no Fórum Ruy Barbosa marca 410 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Bahia

Fórum Ruy Barbosa sediou solenidade de comemorações pelos 410 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Bahia.

Fórum Ruy Barbosa sediou solenidade de comemorações pelos 410 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Bahia.

Ao som do Hino Nacional, cantado pelo Tenor Carlos Lima, 1º Sargento da Reserva da PM e tocado pelo Maestro Josué Santana, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Britto, abriu a solenidade comemorativa aos 410 anos da Corte baiana, na noite desta quinta-feira (14/03/2019). A comemoração aconteceu no Fórum Ruy Barbosa e contou com a presença de autoridades internacionais, nacionais e baianas.

A solenidade aconteceu durante a abertura do 116º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça do país.

Antes do início oficial do evento, o Presidente recebeu os convidados no átrio do Fórum e os guiou até o Memorial do Poder Judiciário para mostrar um pouco da história do Tribunal mais antigo das Américas. O Memorial foi revitalizado, por conta dos 410 anos e ganhou novos objetos antigos que foram resgatados.

Uma apresentação com atores interpretando Ruy Barbosa encenando Sessões de Julgamento do passado foi exibida aos convidados. A noite também contou com o lançamento do carimbo comemorativo e o selo personalizado dos Correios celebrando os 410 anos do TJBA.

Um dos momentos principais da noite foi a entrega das medalhas dos 410 anos para autoridades que se destacam no judiciário e na sociedade.

Todo o evento pôde ser acompanhado pelo YouTube e as imagens captadas continuam disponíveis no canal do TJBA, na plataforma.

A solenidade também foi marcada pelo lançamento do livro “410 anos fazendo história”. O primeiro a receber a publicação foi o Desembargador Antônio Piçarra. Todos os demais convidados foram prestigiados com a obra.

Presenças

Compuseram a mesa da solenidade o oresidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Britto; o 1º Vice-Presidente do TJBA, Desembargador José Augusto de Lima Bispo; a 2ª Vice-Presidente do TJBA, Desembargadora Maria da Graça Osório Pimentel Leal; a Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; o Corregedor das Comarcas do Interior, Salomão Resedá; o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Desembargador José Rotondano; o Presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargador Carlos Eduardo Ziethow Duro; o Vice-Governador, João Leão, representando o Governador Rui Costa; o Presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal; o Corregedor-Geral do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Humberto Martins; o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, Desembargador Antônio Joaquim Piçarra; o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; o Chefe do departamento Geral do Pessoal do Exército Brasileiro, General de Exército Artur Costa Moura; a Procuradora Geral de Justiça, Ediene Lousado; o Prefeito de Salvador, ACM Neto; o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Geraldo Júnior e o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Sessão Bahia, Fabrício de Castro Oliveira.

Uma das destacadas presenças ao evento foi a do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, membro da Seção Cível de Direito Público e da 5ª Câmara Cível, da Comissão de Igualdade, do Conselho da Magistratura (TJBA), da Associação Bahiana de Imprensa-ABI, da Sociedade Amigos da Marinha-SOAMAR e Vice-Presidente Social, Cultural e Esportivo da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES).

Além dos citados, magistrados, servidores e autoridades internacionais, nacionais e locais marcaram presença no evento.

Autoridades civis e militares participam das comemorações pelos 410 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Bahia.

Autoridades civis e militares participam das comemorações pelos 410 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Bahia.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, ao lado de autoridades civis e militares, participa das comemorações pelos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em 14 de março de 2019.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, ao lado de autoridades civis e militares, participa das comemorações pelos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, deputado Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e o vice-almirante Marcelo Francisco Campos, comandante do 2º Distrito Naval participam das comemorações pelos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em 14 de março de 2019.

Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, deputado Nelson Leal, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e o vice-almirante Marcelo Francisco Campos, comandante do 2º Distrito Naval participam das comemorações pelos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]