Salvador: Espetáculo de dança Ziriguidum em apresentação no 3° Fórum Negro de Arte e Cultura

Cena do espetáculo Ziriguidum.

Cena do espetáculo Ziriguidum.

O espetáculo ZIRIGUIDUM – Ideias Abertas Para Tocar e Dançar está na programação do 3° Fórum Negro de Arte e Cultura com apresentação única no dia 19 de março de 2019, às 19 horas, no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador. A obra do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA traz para a cena ritmos populares, africanos e carnavalescos.

Com direção cênica de Carmen Paternostro e direção coreográfica de Denny Neves, Bel Souza e Marilza Oliveira, em parceria com os dançarinos, o “ZIRIGUIDUM” busca enaltecer a cultura popular e entender como a movimentação corporal se relaciona com as músicas de massa. O espetáculo traz um trabalho baseado na dança afro e em ritmos como frevo e maracatu, pagode e axé.

A peça foi inspirada no trabalho autoral do Núcleo de Percussão da UFBA, que além da faixa-título, assina toda a trilha sonora do projeto e conta com a direção musical de Jorge Sacramento e Gilberto Santiago. A apresentação é gratuita.

FNAC

Em 2019, o Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) chega a terceira edição e será realizado de 18 a 22 de março em vários pontos da UFBA e traz como temática Xirê dos saberes: (Re) Conhecer, Existir, uma relação à festa pública do Candomblé, onde os Orixás são homenageados ao mesmo tempo. O fórum explorará a multiplicidade de saberes afros em diversas perspectivas, tanto nas artes, quanto na filosofia e outras linguagens.

Deflagrado em 2017, pela Escola de Teatro, emerge de uma insatisfação coletiva – dos estudantes da graduação, estudantes da pós-graduação e alguns professores engajados – referente ao recalcamento dos conhecimentos afro-referenciados na Universidade Federal da Bahia e práticas de um racismo institucional em suas instâncias.

Nesta terceira edição, o Fórum contará com várias ações durante os cinco dias de evento, como oficinas, conferências, ciclos de leituras dramáticas, Feira Afro, exposição de trabalhos acadêmicos, mesas de discussão, painéis de artes, cinema negro e lançamentos de livros.

Esta edição do evento homenageia o Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento, que completa 75 Anos. No dia 22 de março, o performer Milsoul Santos, artista representante das obras do Abdias e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros (IPEAFRO), do Rio de Janeiro, apresentará o poema Padê de Exu Libertador.

As inscrições para participar destas ações ocorrerão pelo site https://www.even3.com.br/FNAC. Já o credenciamento presencial para o FNAC ocorrerá no dia 18 de março, das 08h às 16h, no Foyer do Teatro Martim Gonçalves, mediante a doação de 1kg de alimento.

O 3° Fórum Negro de Arte e Cultura (FNAC) é uma realização da Escola de Teatro, do PPGAC, com o apoio da Pró-Reitoria de Ações Estudantis, da Pro-Reitoria da Universidade Federal da Bahia, da FUNCEB e tem a coordenação de Alexandra Dumas, Licko Turle e Stênio Soares. O PPGAC também apoia financeiramente o FNAC.

Nesta edição, o Fórum conta com a parceria da Escola de Dança, Escola de Belas Artes, Escola de Música e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). A produção é de Luiz Antônio Sena Jr, da DAGENTE Produções, e de André Araújo, da Escola de Teatro da UFBA.

Agenda

O quê: Ziriguidum – Ideias Abertas para Tocar e Dançar

Quando: 19 de março, às 19 horas

Onde: Teatro Martim Gonçalves

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]