Homenagens e palestra marcam o Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Feira de Santana

Homenagens, discursos empoderados e palestra sobre a trajetória de luta da mulher e a sua importância na sociedade marcaram o Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Homenagens, discursos empoderados e palestra sobre a trajetória de luta da mulher e a sua importância na sociedade marcaram o Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Homenagens, discursos empoderados e palestra sobre a trajetória de luta da mulher e a sua importância na sociedade marcaram, na noite desta quinta-feira (07/03/2019), o Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Feira de Santana. Os convidados foram saudados pelas vereadoras Cíntia Daltro Machado e Gerusa Sampaio, que falaram das vitórias alcançadas pelas mulheres ao longo do tempo e, também, dos elevados índices de feminicídio registrados no país.

A vereadora Cíntia Machado discorreu sobre o papel da mulher na sociedade atual, salientando as suas múltiplas funções e fez uma reflexão sobre a crescente violência contra as mulheres. A mulher, segundo ela, é uma mistura perfeita “entre o humano e o divino, o espírito e a matéria”. Na mesma linha, a vereadora Gerusa Sampaio destacou as vitórias alcançadas e lamentou que o Brasil ocupe o quinto lugar no ranking do feminicídio no mundo.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a exibição de um vídeo em que uma menina aparentando sete anos de idade declama um cordel sobre a Lei Maria da Penha, que encerrou a saudação da vereadora Gerusa Sampaio. Igualmente marcante a citação de histórias de superação pela palestrante Ana Sheila Soares Mascarenhas, professora graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e mestra em Estudos Literários e em Teologia, com ênfase em Educação Comunitária.

Ana Sheila falou sobre a trajetória de vida de Carolina Maria de Jesus, mineira, neta de escravos, que tomou gosto pela leitura em papéis que catava na rua e se tornou poeta. Ela destacou também a importância dos movimentos que mostraram ao mundo a atuação da paquistanesa Malala em prol da educação e dos direitos das mulheres em seu país. A palestrante usou citação de Salomão (Provérbios, 31), para destacar as três maiores virtudes da mulher: “Equilíbrio, sabedoria e investimento em todos os sentidos da vida”.

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador José Carneiro Rocha, que alertou para a vulnerabilidade da mulher diante da violência, apesar das inegáveis conquistas de espaço em todos os segmentos da sociedade, inclusive na política. “É preciso reconhecimento e respeito”, conclamou Carneiro, que compôs a mesa ao lado do prefeito Colbert Martins da Silva Filho e a primeira dama Adenilda Gomes Martins, a deputada federal Dayane Pimentel, o deputado estadual José Neto e a palestrante convidada.

Homenageadas

Durante a sessão foram homenageadas Quezia Mascarenhas Pereira (Cadmiel Mascarenhas Pereira); Adenilda Lopes Martins (Cíntia Daltro Machado); Célia Miriam Souza Pinheiro (Edvaldo Lima dos Santos); Solange Santos da Silva Souza (Fabiano Nascimento de Souza); Cristina Brito dos Santos (Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio); Conceição Maria da Silva Santos (Gilmar Amorim de Oliveira); Márcia Sueli Barbosa Mota (Isaías dos Santos); Perolina do Nascimento Maciel (João dos Santos); Margarida Maria Ferreira de Almeida (José Carneiro Rocha); Márcia de Souza Costa (José Marques de Messias); Cristiane de Almeida Santa Rosa (José Menezes Santa Rosa); Iraci de Lima Santana de Jesus (Luiz Augusto de Jesus); Alequissandra Barbosa Pereira Dias (Luiz Ferreira Dias); Jusçana Carneiro de Oliveira (Robeci da Silva Lima), Sandra Regina Kateb Pereira Paschoalin (Roberto da Silva Tourinho) e Vanusa Pereira Mota (Ronaldo Almeida Caribé). Também foram homenageadas as vereadoras Cíntia Machado e Gerusa Sampaio, mais a deputada Federal Daiane Pimentel.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]