Em Salvador, Casa do Carnaval é opção para conhecer aspectos da maior festa popular de rua do Brasil

A Casa do Carnaval fica localizada entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, em Salvador.

A Casa do Carnaval fica localizada entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, em Salvador.

O Carnaval terminou, mas os foliões podem matar a saudade desses dias visitando o museu Casa do Carnaval, em Slavador onde poderão conhecer a história da maior festa popular do planeta. O museu, que funciona o ano inteiro, fica localizado entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, ao lado do Plano Inclinado Gonçalves, e reabre a partir desta quinta-feira (07/02/2019).

O equipamento funciona de terça a domingo, das 11 às 19 horas, mas é preciso chegar até as 18 para ter acesso. A administração do museu é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT).

A casa teve o acervo ampliado em fevereiro deste ano, em comemoração ao primeiro ano de funcionamento. O equipamento cultural agora possui seis novos filmes disponíveis para exibição. Entre as novas aquisições está o filme “Irmãos Macêdo”, que retrata a história dos fundadores do trio elétrico Dodô e Osmar.

Já o curta-metragem “Moraes Moreira” exalta o artista como o primeiro cantor a subir em um trio elétrico, momento em que foi consolidada mais uma transformação da folia momesca, época de transição entre os antigos e o atual Carnaval. Outros três filmes são “Orlando Tapajós”, “Paulo Miguez e Milton Moura” e “Riachão”. Esses conteúdos retratam a estética dos carros de trio, a história da folia e a obra de Riachão, respectivamente.

Além disso, na Casa do Carnaval é possível dar um mergulho na história da folia, através de recursos como maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas, além de fotos, documentos históricos e dois cinemas, onde os visitantes aprendem sobre ritmos, caracterizados com a ajuda de monitores.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]