Cursos e oficias do Centro Juvenil de Ciência e Cultura ocorrem em Feira de Santana

Estão sendo oferecidos 22 cursos, com a participação de 480 estudantes, nos três turnos, entre os quais os de Robótica; Piloto virtual; e Cosplay.

Estão sendo oferecidos 22 cursos, com a participação de 480 estudantes, nos três turnos, entre os quais os de Robótica; Piloto virtual; e Cosplay.

Os estudantes dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Barreiras tiveram, nesta segunda-feira (11/03/2019), as aulas inaugurais dos cursos e das oficinas oferecidos neste semestre. Promovidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e direcionados aos alunos da rede estadual matriculados no 9° ano, no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou na Educação Profissional e Tecnológica, os cursos acontecem no contraturno das aulas regulares. Já no CJCC de Senhor do Bonfim, as aulas começam na quarta-feira (12) e no CJCC de Vitória da Conquista, na próxima segunda-feira (18). No CJCC de Itabuna, por sua vez, as atividades começaram no último dia 25/2.

No CJCC de Salvador, estão sendo oferecidos 22 cursos, com a participação de 480 estudantes, nos três turnos, entre os quais os de Robótica; Piloto virtual; e Cosplay. Wendel Diego Cruz, 17, 1º ano do Colégio Estadual Anísio Teixeira, conta que foi incentivado por um colega a participar das oficinas do CJCC. “Fiquei curioso em complementar meus conhecimentos em áreas que gosto muito. Daí, decidi participar dos cursos de Robótica e de Games. Estou com ótimas expectativas porque já deu para ver que o trabalho aqui é bem dinâmico e aprendemos na prática”.

A diretora do CJCC de Salvador, Isabel das Virgens, fala sobre a importância das oficinas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “A iniciativa da SEC é fundamental na complementação da Educação dos nossos estudantes. E o mais interessante é que eles têm liberdade de escolher o curso da sua preferência. Então, eles chegam aqui com total disponibilidade e interesse em ganhar novos conhecimentos, a partir de atividades práticas, melhorando, assim, o seu desempenho escolar na Educação regular”, pontuou a gestora.

Em Barreiras, os estudantes do CJCC têm à sua disposição 20 cursos. O estudante Artur Donato, 16, aluno do 1º ano do Colégio Estadual Antônio Geraldo, se matriculou em dois cursos: ‘Meu primeiro aplicativo’ e ‘Do ato ao teatro’, e fala sobre suas expectativas. “É a primeira vez que participo das oficinas do CJCC e fui incentivado por uma professora da minha escola. Estou adorando porque gosto de arte cênica e tenho interesse em fazer um aplicativo ligado à academia de ginástica. Já vi que vou aprender muito porque as aulas são práticas”.

O significado das oficinas e cursos do CJCC na vida escolar dos alunos da rede estadual é ressaltado, também, pela diretora do CJCC de Barreiras. “Essas atividades realizadas pelos CJCC potencializam o aprendizado teórico que os estudantes têm na sala de aula regular, principalmente porque trabalhamos muito a prática, o que facilita a compreensão dos conteúdos”.

Sobre os Centros Juvenis – Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) promovem a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. Nos centros são oferecidas diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos e oficinas realizadas de forma lúdica em ambientes interativos.

Oferta de cursos e oficinas por CJCC:

Salvador

Biotec; Jogos teatrais; Corpus; Culturama; Movidance; Papéis interativos; Ecociências; Pense grande; Embaixadores da ciência; Piloto virtual; Eu, escritor; #Partiumuseu; Investigação científica; Giro da física; Inglês; Filme, edite e publique; Ser e grafias; Fotografia; Robótica; Games; Música; e Garagem de aplicativos.

Jequié

Na crise eu crio – Empreendedorismo sustentável; Desenvolvendo games com scratch – (em 3 modalidades); FotAção; Oficina da palavra; Ilusão (f)ótica; Hqs em série; Eu poeta; Vem ser, seu principal desafio; Teatralizando; Imersão no inglês; Bioquímica de alimentos; Qual a música que te toca?; Universo do cosmaker ao cosplay; Estampano – Desenho; molde e carimbo; e Montagem e programação de robôs.

Itabuna

Escrevivências, Literatura Encena; Trilhas na Mata Atlântica; Dança, Corpo e Movimento; Robótica; Modelagem tridimensional; A arte de Reciclar; Desvendando o DNA; Cosplay; Ciência Fantástica dos Super-Heróis; English’s Club; I Love English e A Medicina das Plantas.

Senhor do Bonfim

História em cinema; Viva a diversidade; Vibe dance;Teatro C; Esporte interativo; Experimentoteca maker; O invisível mundo microbiano; Clube de Ciências; Crush VIP; Carpie diem; No limite da matemática; A história da matemática; Geometria em ação; Empreenda; #Easymática; Poescria; Eu escritor cordel; Click juvenil; Robótica livre; e Reinvenção das coisas.

Barreiras

Reciclaê; Trilhas do Cerrado; Scratch; Por trás da canção; Meu primeiro emprego; Vida de inseto; Cozinha criativa; Do ato ao teatro; Circuito elétrico; Tribos urbanas; O X da questão; Balaio das artes; Empreenda!; Trilhas do Território de Identidade; Audiovizoom; Robótica; Choque cultural; Circuitos elétricos; e Um ponto no mapa.

Vitória da Conquista

Robótica; Mundo invisível; Mutantes; Studio plantas; Quadrinhos em rede; Cosplay; Aventuras em série; F5; Fanfic;1+1 É mais que 2; Na medida – IEED/Normal; e É da $ua conta? – Polivalente.

Feira de Santana

Jogos de tabuleirão; Heurécka; Papéis interativos; Corrida espacial; CSI; English conversation for beginners; Literatura periférica; Solta a batida!; Ideias que rendem; Libras para iniciantes; e Dobraduras e jogos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]