Coluna de Antônio José Larangeira de 26 de março de 2019

Na solenidade dos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia, homenageados o presidente Walter Pinheiro da ABI e da TRIBUNA, o Almirante Garnier, ministro Álvaro Luiz Pinto, e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Ainda na foto, os condecorados aparecem com a senhora Gel Pinheiro e José Luiz Castro.

Na solenidade dos 410 anos do Tribunal de Justiça da Bahia, homenageados o presidente Walter Pinheiro da ABI e da TRIBUNA, o Almirante Garnier, ministro Álvaro Luiz Pinto, e o desembargador Baltazar Miranda Saraiva. Ainda na foto, os condecorados aparecem com a senhora Gel Pinheiro e José Luiz Castro.

O médico André Almeida, que coordena o programa de pesquisa em Ecocardiografia, da Residência Média do HDPA.

O médico André Almeida, que coordena o programa de pesquisa em Ecocardiografia, da Residência Média do HDPA.

O presidente da Câmara Jose Carneiro da Rocha, o aniversariante.

O presidente da Câmara Jose Carneiro da Rocha, o aniversariante.

Importância cientifica

Uma das mais antigas unidades hospitalares da Bahia, o HDPA/Santa Casa é um patrimônio da coletividade em Feira de Santana que aos 160 anos, realiza anualmente 500 mil procedimentos entre cirurgias gerais, cardíacas, renais, consultas e exames de imagem e laboratoriais. No setor de cardiologia, a cada ano são realizadas 170 cirurgias e nada menos que 1.500 procedimentos importantes. Inaugurada no ano de 2008, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon, representa uma das principais esperanças para a população mais humilde na luta para vencer o câncer em suas mais degradantes formas e desde que abriu suas portas, atendeu a 40 mil pacientes da macrorregião centro-leste da Bahia.  Já na área de transplante renal, a Santa Casa é a segunda maior unidade transplantadora da Bahia, o que lhe conferiu em 2018 o título “Hospital Amigo do Transplante”. De 2015, quando fez o primeiro transplante, a 2019, o HDPA já realizou nada menos que 150 cirurgias renais. O HDPAa vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo importantes projetos de ensino e pesquisa, que contribuíram para transforma em hospital-escola. Os programas de treinamento para profissionais em Residência Médica são das especialidades de uroginecologia e ginecologia oncológica, aperfeiçoamento em ultrassonografia, a especialização em ecocardiografia para adultos e duplex scan de carótidas e vertebrais e finalmente a cirurgia cardiovascular, que oferece estágio, treinamento e produção científica durante cinco anos. Foram formados  25 médicos e outros estão em residência. O médico André Almeida, coordena o programa de pesquisa em Ecocardiografia.

Data

Aniversariando ontem, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Jose Carneiro da Rocha, que foi bastante festejado por amigos, colegas parlamentares e políticos.

Autismo

Com o objetivo de apresentar temas para a discussão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), será realizado na UEFS, nos dias 9 e 10 de abril, o 3º Simpósio sobre Autismo “O sujeito para além do autismo”. O evento está programado para o Auditório Central do campus universitário.

Abril é conhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o autismo. De acordo com os estudiosos existem influências biológicas, psicológicas e sociais para a formação de qualquer indivíduo. O Autista é um ser humano ativo em seu próprio desenvolvimento, mas que precisa de estímulos ao seu comportamento e de reais oportunidades de inclusão para poder se desenvolver integralmente. A organização do Simpósio é da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae).

Medalhas

Na solenidade dos 410 de existência do Tribunal de Justiça da Bahia foram homenageados o presidente Walter Pinheiro da ABI e da TRIBUNA, o Almirante Garnier, Secretário Geral do Ministério da Defesa,o Ministro Alvaro Luiz  Pinto, do Superior  Tribunal Militar e o Desembargador Baltazar Miranda Saraiva com medalhas outorgadas pelo TJ. Na foto, os condecorados aparecem com a senhora Gel Pinheiro e o Consultor Jurídico José Luiz Castro,que prestigiaram o histórico evento ,no repleto Fórum Ruy Barbosa.

Trânsito

O trânsito é um espaço democrático, compartilhado entre pedestres, ciclistas, passageiros e condutores. Para uma cidade como Feira de Santana, o desafio de organizá-lo pode ser ainda maior. São, milhares de carros, motocicletas, caminhões, ônibus e bicicletas, além dos mais de 700 mil habitantes. Cada um desses atores do cotidiano das ruas tem papel importante e essencial para que o trânsito seja mais seguro e mais humano para todos. Aqui em Feira, capitaneado pelo advogado Mauricio Carvalho, o trabalho de administração do tráfego vem tendo uma boa resposta do SMT. Vale a pena evidenciar.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]