Coluna de Antônio José Larangeira de 21 de março de 2019

A aniversariante da semana, a artista plástica Anna Georgina Cardoso.

A aniversariante da semana, a artista plástica Anna Georgina Cardoso.

Foi parabenizada a empresária Rita Smarçaro, esposa do “business man” Jocimar Smarçaro.

Foi parabenizada a empresária Rita Smarçaro, esposa do “business man” Jocimar Smarçaro.

O “djay” Marquinhos Sacramento, grande amigo da vida social de Feira Santana, que está aniversariando.

O “djay” Marquinhos Sacramento, grande amigo da vida social de Feira Santana, que está aniversariando.

A micareta está ameaçada…

Lamentavelmente, a cada ano que passa, a micareta de Feira de Santana, vai definhando. Blocos não mais existem, os camarotes estão encolhendo e a presença de público nas ruas está cada vez mais escassa. Para não ser um desastre maior, o governo municipal de alguns de anos cá, vem colocando atrações musicais no sitio da folia, para atrair o folião pipoca, enquanto uma boa parte das pessoas da classe média procura viajar ou para outras cidades do mundo e do pais ou mesmo vão paras praias mais próximas para preencher os dias momescos.  Ou se repensa sobre esta festa que nasceu nesta cidade ou ela vai se exterminar. A ameaça da micareta está evidente.

Otimização

Otimizar o controle de gastos e estabelecer uma rotina financeira é a chave para uma empresa saudável. No dia 26 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL) realiza, em parceria com a GO Consultoria Soluções Empresariais, o Curso de Finanças Aplicadas. O curso tem como público alvo gestores da área financeira. “Ele é voltado para aplicabilidade de ferramentas que vão avaliar a empresa do ponto de vista econômico e financeiro”, explica o professor de controladoria, especialista em finanças e consultor empresarial, Glicio Oliveira. Ele afirma ainda que o conteúdo do curso é direcionado para “ajudar as pessoas que precisam melhorar a gestão de gastos”. O curso que acontece entre das 8h e 17h, na sede da CDL, aborda ainda temas como custos, com ênfase e aprofundamento na composição de leitura do DRE (Demonstração de Resultado do Exercício) e do fluxo de caixa. “Abordaremos também sobre o uso inteligente de indicadores financeiros”, pontuou Glicio.

Encontro

Refletir sobre a necessidade do engajamento moral docente diante do trabalho com os saberes socioemocionais nas universidades. Esse foi o principal objetivo do Encontro de Formação, promovido pelo Programa de Formação Acadêmica e Contextualização de Experiências Educacionais, ligado à Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana. A programação integrada ao calendário da Semana de Planejamento dos docentes para o semestre 2019.1 foi realizada na última semana, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte. Com o tema “Aprender a conviver nas universidades: reflexões sobre os necessários engajamentos com os outros”, a professora doutora Catarina Carneiro Gonçalves da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ressaltou “que a partir das crenças docentes, sejam elas engajadas ou desengajadas, podemos ter a ação docente comprometida diante do enfrentamento das variadas formas que se manifestam as situações conflituosas na Universidade. ”

Imposto de Rendas

Sobre a declaração do Imposto de Renda, a advogada Juliana de Sousa, da área tributária da Advocacia Cunha Ferraz, faz observar que é de suma importância que se atenda não só o prazo de entrega dessa declaração, como a correta e fidedigna prestação de informações. “A legislação prevê pesadas multas para as hipóteses de falta de entrega, entrega em atraso, prestação de informações errôneas, incompletas ou mesmo falsas, afora as implicações criminais dependendo da irregularidade. Os valores das multas variaram de R$2.500,00 a R$250.000,00, podendo ser agravadas em 50% conforme o caso”, diz a advogada.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]