Coluna de Antonio José Larangeira de 16 de março de 2019

Empresário Juscelino Brito durante a terceira edição do “Momento Experiência” fez palestra marcada pela motivação no CDL.

Empresário Juscelino Brito durante a terceira edição do “Momento Experiência” fez palestra marcada pela motivação no CDL.

Carlos Alberto Cita Pereira e Ana Paula, socialmente.

Carlos Alberto Cita Pereira e Ana Paula, socialmente.

Tamara Xavier que recebe o jaleco da medicina neste final de semana em Vitoria da Conquista.

Tamara Xavier que recebe o jaleco da medicina neste final de semana em Vitoria da Conquista.

Farmácias e Feira

“Hoje eu sigo com o mesmo entusiasmo que comecei em 1993”, declarou o empresário Juscelino Brito durante a terceira edição do “Momento Experiência” que aconteceu na terça-feira, 12, em uma palestra marcada pela motivação. O empresário que criou a rede Farmácia Brito compartilhou com empresários e empreendedores sua trajetória de sucesso, crescimento e muito trabalho no evento que é promovido pela CDL Jovem com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, Associação Comercial, Sicomfs e CIFS. De 1993 pra cá o conceito de farmácia mudou e a rede feirense evoluiu junto. “É um mercado que cresce a cada ano e chama muita atenção, inclusive, de outros segmentos. O cliente que chega na farmácia não está mais pra comprar apenas o medicamento. Com isso, o mercado está muito competitivo e é preciso profissionalismo acima de tudo para crescer nele”, concluiu.

Contribuições

As contribuições dos trabalhadores para os sindicatos não poderão mais ser descontadas diretamente do salário. Uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, determina que o imposto sindical deve ser pago exclusivamente por boleto bancário. Questionado se a Prefeitura de Feira de Santana está seguindo a MP em relação aos sindicatos que representam os servidores públicos (SINDESP) e os professores (APLB), o prefeito Colbert Martins tinha afirmado há semanas atrás que cumprirá a legislação.

Locomotiva

Locomotiva da Norte Americana Baldwin Locomotive Works, notação white 4-6-0, ano 1911, matrícula n.º 209, encomendada pela Compagnie des Chemins de Fer Fédéraux de l’Est Brésilien (1911-1935), Companhia antecessora da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro S/A (1938-1958). Tal locomotiva chegou a operar no ramal de Feira de Santana, existindo uma foto desta locomotiva no livro do fotógrafo Antonio F. Magalhães “História nas Lentes”. Atualmente a locomotiva encontra-se na Estação da Calçada em Salvador. (Demais). A mesma deveria fazer parte da história do município, trazendo-a para cá.

Mobilidade

Com recursos da ordem de R$ 100 milhões para serem investidos em obras de requalificação das praças e ruas situadas no entorno do Centro Comercial, o prefeito Colbert Martins Filho considerou oportuno o Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável, que lhe foi entregue na manhã de quarta-feira, 13, pela WBCSD (Business Council for Sustainable Development – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável).  Este projeto, inteiramente custeado e coordenado pela Pirelli, levou cerca de um ano e meio para ser concluído. Os resultados do trabalho, fruto de pesquisa off-line aplicada junto à população envolvendo os vários modais de transporte, foram detalhados para uma plateia formada por representantes da imprensa, secretários municipais, lideranças classistas e empresariais, através das explanações de Mônica Guerra e Irene Martinetti, consultora e manager da WBCSD, respectivamente. Dentre os investimentos serão para a duplicação de viadutos, melhorias na mobilidade do trânsito e de pessoas na Avenida Artêmia Pires (um dos vetores atuais do crescimento urbano); aquisição de novos e modernos equipamentos de sinalização de trânsito, adequados para atender aos portadores de deficiência; ampliação das ciclovias; reconfiguração dos passeios e áreas de uso comum, além da requalificação total do Centro Comercial.

Pós-graduação

A abertura do semestre 2019 do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGEL/Uefs), ocorrida no dia 11, teve como palestrante da aula inaugural a professora doutora em Filologia e Língua Portuguesa, Célia Marques Telles da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]