TVE Bahia homenageia Mestre Moa no Carnaval 2019 de Salvador

TVE Bahia homenageia Mestre Moa no Carnaval de Salvador.

TVE Bahia homenageia Mestre Moa no Carnaval de Salvador.

Romualdo Rosário da Costa, Mestre Moa do Katendê, será o homenageado da TVE na transmissão do Carnaval 2019. A memória e o legado cultural afro-baiano do capoeirista, idealizador do Afoxé Badauê, serão lembrados pela emissora que, pelo segundo ano, será a única a transmitir ao vivo dos três circuitos: Campo Grande, Pelourinho e Barra-Ondina. Outra novidade é a participação da jornalista Maíra Azevedo, ao lado de outros profissionais como Rita Batista e Wanda Chase, no comando da transmissão.

 Assassinado em outubro de 2018 após discussão política, Moa era mestre de capoeira, músico, compositor, dançarino, ogã, artesão, educador e ativista da causa negra. O artista começou a compor para os blocos afro na década de 70. Como compositor, venceu um festival de música do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do carnaval de Salvador, com a canção ‘Bloco Beleza’. O sucesso o fez ingressar no grupo folclórico de percussão Viva Bahia, que viajou em turnê pela Europa para apresentações em Portugal, Itália e Alemanha. Em 1978, Moa criou o Afoxé Badauê, que venceria, no ano seguinte, o carnaval na categoria afoxé. Neste mesmo ano, sua música ‘Badauê’ foi gravada por Caetano Veloso, no LP Cinema Transcendental. A canção, eternizada pelo Ilê Ayê, é um Afoxé que conta a história do Badauê.

 Durante os seis dias de carnaval, a emissora pública exibirá por mais de 70 horas ao vivo toda a diversidade da festa, além de conteúdos de cidades do interior do estado. Através do site O Canal do Carnaval (www.ocanaldocarnaval.com.br), pelo Facebook, Twitter e Instagram (/tvebahia), os internautas poderão acompanhar tudo ao vivo. A rádio Educadora FM também preparou uma programação especial para o Carnaval e realizará a transmissão dos shows do Pelourinho.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]